App de gestão financeira lança recurso de denúncia contra violência doméstica

Voltado ao público feminino, PouPay+ permite que as vítimas liguem para a polícia por meio de um atalho
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2020 (Foto: Karolina Grabowka/Pexels)

O PouPay+, aplicativo de gestão financeira dedicado ao público feminino, lançou um recurso que permite que as usuárias denunciem casos de violência doméstica de maneira discreta e segura. Localizado no app, o botão permite que as mulheres liguem por meio de um atalho para o número da Central de Atendimento à Mulher (180) ou para a Polícia Militar (190). 

Segundo o Instituto Datafolha e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2020. Dessa forma, o objetivo do recurso é facilitar o pedido de ajuda das vítimas, que, muitas vezes, não pedem socorro por medo. “Assim, mesmo se seus agressores estiverem por perto ou no controle de seus celulares, não irão desconfiar que um aplicativo voltado para a gestão financeira possua tal ferramenta”, descreve Daniela Petrangelo, gerente de projeto do aplicativo.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Além dos números de telefone, a plataforma também disponibiliza um guia explicativo sobre o que define a violência doméstica e que tipo de ações estão enquadradas no conceito. O arquivo, disponibilizado em PDF, ainda conta com um passo a passo de como realizar uma ocorrência online. 

O app também disponibiliza a ferramenta “Violentômetro”. Por meio dele, as usuárias terão acesso a uma lista de 18 ações consideradas violentas, assim como seus respectivos níveis de gravidade e risco. “Agressões verbais e psicológicas também são crimes extremamente perigosos que causam tantos danos quanto, devendo também ser denunciados”, explica a gerente. 

O próximo passo, segundo as desenvolvedoras da plataforma, é criar um espaço para que as mulheres possam compartilhar suas histórias de superação no próprio aplicativo. “Queremos trazer mensagens de empoderamento e relatos como uma forma de incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem os crimes”, afirma Daniela. O Poupay+ está disponível para download na Apple Store e Play Store.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×