Oscar 2022: quem são as mulheres que concorrem na maior premiação do cinema

“Ataque dos Cães”, filme dirigido por Jane Campion, concorre a 12 estatuetas
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Oscar 2022: quem são as mulheres que concorrem na maior premiação do cinema
Kirsten Dunst como Rose Gordon em “Ataque dos Cães” (Foto: Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje (8) os indicados à premiação de 2022 do Oscar. Dentre os destaques estão uma série de filmes protagonizados, dirigidos ou produzidos por mulheres, como  “Ataque dos Cães”, que acumulou 12 indicações, e “Amor, Sublime Amor”, com sete.

Ainda assim, a premiação deixou de fora da lista a atriz e cantora Lady Gaga, forte candidata a Melhor Atriz pelo filme “Casa Gucci”. O longa foi indicado apenas na categoria Maquiagem e Cabelo.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Veja, a seguir, as mulheres indicadas nas principais categorias do Oscar, que será realizado no dia 27 de março, no tradicional Dolby Theatre em Hollywood, na Califórnia.

Mulheres em frente às câmeras

ariana debose
Ariana DeBose como Anita em “Amor, Sublime Amor” (Foto: Divulgação)

Na categoria Atriz Coadjuvante, uma das indicadas é Jessie Buckley, que interpreta a personagem Leda na juventude em “A Filha Perdida”. O longa de Maggie Gyllenhaal é uma adaptação do romance homônimo da escritora italiana Elena Ferrante. Jessie concorre com Ariana DeBose, indicada por seu papel como Anita na regravação de “Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg.

Na mesma categoria está Judi Dench por sua atuação como Granny em “Belfast”. No papel de Rose Gordon, em “Ataque dos Cães”, Kirsten Dunst engrossa a lista de concorrentes pela estatueta.

Aunjanue Ellis completa a lista de indicadas por seu papel como Brandi Williams em “King Richard: Criado Campeãs”. O longa de Reinaldo Marcus Green conta a história do pai das tenistas Serena e Venus Williams.

jessica chastain
Jessica Chastain como Tammy Faye em “Os Olhos de Tammy Faye” (Foto: Divulgação)

Na categoria Melhor Atriz, Jessica Chastain foi indicada por sua atuação em “Os Olhos de Tammy Faye”. Dirigido por Michael Showalter, o drama biográfico acompanha a ascensão e queda da televangelista Tammy Faye Bakker, papel de Jessica. 

Olivia Colman se juntou ao time e foi indicada por sua atuação em “A Filha Perdida”, filme no qual interpreta uma mãe de meia idade dedicada à vida acadêmica. A atriz espanhola Penélope Cruz concorre na mesma categoria por sua interpretação de Janis em “Mães Paralelas”. O longa, dirigido por Pedro Almodóvar, conta a história de duas gestantes que se conhecem no hospital, prestes a dar à luz.

olivia colman
Olivia Colman como Leda em “A Filha Perdida” (Foto: Divulgação)

Já Nicole Kidman foi indicada pelo papel da atriz hollywoodiana dos anos 1950 Lucille Ball em “Apresentando os Ricardos”, filme de Aaron Sorkin. Kristen Stewart completa o time de indicadas graças a sua interpretação da Princesa Diana em “Spencer”. O longa narra o que poderia ter acontecido nos últimos dias do casamento de Lady Di com o Príncipe Charles.

Mulheres atrás das câmeras

jane campion
Jane Campion dirigindo filme (Foto: Reprodução/Facebook)

Na principal categoria da premiação, a de Melhor Filme, as obras indicadas produzidas por mulheres somam metade dos 10 filmes nomeados. Ainda assim, as produtoras representam apenas 30% das indicações.

Os longas nomeados foram “Belfast”, com Laura Berwick em seu corpo de produtores; “Dune”, com Mary Parent; “Licorice Pizza”, produzido por Sara Murphy; “Ataque dos Cães”, por Jane Campion e Tanya Seghatchian; e “Amor, Sublime Amor”, por Kristie Macosko.

LEIA MAIS: Filhas perdidas da vida real: por que priorizar a carreira não deve ser motivo de culpa

Já em Melhor Direção, apenas uma mulher foi indicada, mas fez história ao se tornar a primeira diretora com duas indicações na categoria. Jane Campion, responsável por “Ataque dos Cães”, entra para a seleta lista de diretoras nomeadas na premiação – foram oito, contando com ela, em toda a história do Oscar. Mesmo assim, apenas duas mulheres venceram até hoje: Kathryn Bigelow, em 2010, e Chloé Zhao, no ano passado. 

Em Melhor Documentário, “Ascension” é um dos indicados. Produzido e dirigido por Jessica Kingdon, o longa narra a busca do sonho chinês por meio das classes sociais, priorizando a produtividade e a inovação. Já “Attica”, outro indicado dirigido por uma mulher – Traci A. Curry – detalha a rebelião de cinco dias ocorrida numa prisão de Nova York no outono de 1971. 

oscar Maggie Gyllenhaal
A diretora e atriz Maggie Gyllenhaal (Foto: Divulgação)

Por último, “Writing With Fire”, documentário indiano dirigido por Rintu Thomas, conta a história de jornalistas que dirigem o jornal “Khabar Lahariya”, liderado por mulheres Dalit – termo usado para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta.

OLHA SÓ: O que esperar de “Spencer”, o novo filme sobre Lady Di

Em Melhor Roteiro Adaptado, Sian Heder, por “Coda”; Maggie Gyllenhaal, por “A Filha Perdida”; e Jane Campion, por “Ataque dos Cães”, são as indicadas. A categoria Melhor Roteiro Original não tem nenhuma representante feminina no Oscar.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×