EQL Indica: 7 dicas culturais para o final de semana

Tem livro, série, podcast, filme, palestra, curso e até perfil para seguir
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Se a semana foi corrida, de muito trabalho, demandas e reuniões infinitas, o final de semana é o momento ideal para desligar um pouco. Ter um tempo para o lazer também é tão importante para melhorar nosso humor e deixar a rotina mais leve.

Para que você possa aproveitar o final de semana da melhor forma, o Elas Que Lucrem elaborou uma lista super diversa com dicas culturais para aproximar você ainda mais de conhecimento e arte. Tem livro, série, podcast, filme, palestra, curso e até perfil para seguir.

OLHA SÓ: Thaty Gidaro: Aprenda um drink exclusivo para aproveitar os dias frios com estilo

Veja 7 dicas culturais para descontrair e aproveitar o final de semana:

1. Podcast

Paciente 63

“Paciente 63” é uma audiossérie original do Spotify protagonizada por Seu Jorge e Mel Lisboa. O enredo conta a história de Pedro Roiter, um suposto viajante no tempo vindo do ano de 2062 e que tem uma missão nobre. A história é narrada, na íntegra, durante as sessões de terapia com a Dra. Elisa Amaral, cujo papel é fundamental para que o objetivo de Pedro seja concluído. Não é necessário ter assinatura premium na plataforma de streaming para ouvir a audiossérie.

2. Curso livre

Arquitetura Romana, Universidade de Yale

O curso de Arquitetura Romana fornece uma introdução sobre as construções históricas, assim como a engenharia e planejamento urbano do Império Romano. As aulas, ministradas pela professora Diana E. E. Kleiner, são focadas no desenvolvimento histórico arquitetônico da Itália Central, Pompéia e Roma. Outros assuntos tratados no curso giram em torno do estudo de locais como Sicília, França, Espanha, Alemanha, Norte da África, entre outros. 

O curso é totalmente gratuito e é ofertado de forma online por meio da plataforma Open Yale Courses. As aulas de Arquitetura Romana podem ser acessadas clicando aqui.

3. Live

Festival de Inverno de Paranapiacaba

Entre 31 de julho e 1º de agosto, a partir das 13h, a Prefeitura de Santo André vai transmitir por meio de seus canais oficiais no YouTube e no Facebook o Festival de Inverno de Paranapiacaba. Entre as atividades e atrações, a programação conta com espetáculos de dança, teatro, workshops, shows e contação de histórias. Você pode conferir a programação completa e escolher o que deseja acompanhar clicando aqui

4. Série

Fleabag

Vencedora de 6 prêmios Emmy em uma única edição, a série acompanha a vida de Fleabag, uma mulher londrina, nos seus 33 anos, que enfrenta dificuldades nas finanças e nos relacionamentos amorosos e familiares, enquanto lida com a morte da melhor amiga, que se suicidou acidentalmente. Apesar da carga dramática, o enredo mistura diálogos bem construídos, sensibilidade e o típico humor ácido britânico para falar dos diversos tipos de relacionamentos modernos.

Fleabag é uma criação de Phoebe Waller-Bridge e a série também se destaca pelo elenco de peso, como a própria Phoebe, vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz, além de Olivia Colman, vencedora do Oscar, Andrew Scott e Sian Clifford. A produção conta com duas temporadas que estão disponíveis na Amazon Prime Video.

5. Livro

“E eu não sou uma mulher?” – Bell Hooks

Escrito pela professora e ativista negra Bell Hooks, o livro “E eu não sou uma mulher?” é inspirado em um discurso de 1851 proferido por de Sojourner Truth, uma ex-escrava liberta em 1827. O texto é uma crítica sobre a exclusão da mulher negra dos movimentos sufragistas e abolicionistas. 

A partir deste discurso, Hooks discute o impacto da escravidão, a mulher negra nos movimentos pelos direitos civis até os anos 1970, examinando historicamente o sexismo dos homens brancos e negros, o racismo dentro dos grupos feministas e o estereótipos da mulher negra e pobre na sociedade estadunidense. 

6. Perfil no Instagram

@bigorna_art (BIGORNA)

O BIGORNA é uma plataforma didática de arte contemporânea criada para desmistificar o cenário da arte. O perfil produz conteúdo aprofundado, original e com linguagem simples sobre arte contemporânea. No Instagram, postam dicas de exposições e artistas, além de vídeos que discutem aspectos filosóficos, políticos e de acessibilidade sobre os movimentos artísticos no mundo atual para que as pessoas possam construir seu próprio pensamento crítico sobre a arte. 

7. Filme

Tudo sobre minha mãe – Pedro Almodóvar

Uma das principais obras primas de Pedro Almodóvar, o filme conta a história de Manuela, uma mãe solteira que vê seu único filho morrer aos 17 anos de idade, em Madri. Após a tragédia, ela vai em busca do pai do garoto, uma travesti que mora em Barcelona e não sabe da existência do menino.

Durante o caminho, Manuela conhece o mundo do submundo das travestis, assim o filme expõe os preconceitos da sociedade espanhola como a homoafetividade, o preconceito com o HIV e prostituição. Vencedor do Oscar, o filme está disponível no Amazon Prime Video.

Compartilhar a matéria:

×