70% das mulheres pretendem mudar de emprego caso não possam atuar em regime híbrido ou remoto

Levantamento feito pelas Todas Group mostra que apenas 12% das profissionais preferem retornar ao modelo pré-pandemia
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
O problema já ganhou até apelido no exterior: o F.O.R.T.O (Foto: Cottonbro/Pexels)

Depois de tantos meses em casa, o receio de voltar ao escritório passou a ser um dilema real entre os profissionais – pelo menos, para as mulheres. Uma pesquisa da Todas Group, plataforma digital de impulso profissional feminino, ouviu 20 mil colaboradoras e descobriu que 70% delas pretendem procurar outro emprego caso a empresa não siga um regime flexível de trabalho, seja ele remoto ou híbrido.

O problema já ganhou até apelido no exterior: o F. O. R.T.O (fear of returning to the office, ou “medo de voltar ao escritório”, em tradução livre). Segundo o relatório, a causa desse comportamento está relacionada aos benefícios da flexibilidade de tempo e espaço. Fatores como a proximidade com a família, o maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e as horas longe do trânsito foram alguns dos motivos que pesaram para a decisão das mulheres. 

LEIA MAIS: Marketplace do Magalu ganha categoria de bem-estar sexual

Além disso, para 61% das entrevistadas o modelo híbrido é ideal para o trabalho, seguido de 21% que preferem o regime exclusivamente online e 12% que optam pelo 100% presencial.

“A possibilidade de trabalhar em casa, durante esses quases dois anos, fez com que muitas pessoas se sentissem mais confortáveis”, explica Tati Sadala, cofundadora do Todas Group. Para ela, as profissionais podem ter sentido essa diferença com mais intensidade devido a conciliação com a vida doméstica. “Há um aumento de ansiedade nas pessoas, especialmente nas mulheres”, diz. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×