Black Monday nas bolsas mundiais

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

Nesta segunda-feira (29) de relativo alívio nos mercados globais, o Ibovespa segue em alta, embora tenha reduzido ganhos desde o início dos negócios.

O susto dos mercados foi grande na última sexta-feira (26) com a notícia da variante ômicron do coronavírus. Na verdade, até que o risco representado pela nova cepa seja totalmente analisado, os investidores agirão com cautela.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

O que vemos hoje é um movimento momentâneo de investidores aproveitando ofertas de ativos que caíram muito no último pregão. Uma Black Friday frustrada pelo medo da quarta onda de Covid-19. O dia das promoções é hoje. Diante do risco iminente, é pegar ou largar. Virou Black Monday na renda variável.

Até o petróleo está tímido na recuperação do tombo da semana passada. As perdas nas cotações superaram os 13% na sexta-feira. Hoje, os preços de WTI e Brent têm alta em torno de 3%.

O petróleo está intimamente ligado à atividade econômica. Se ela para, o consumo de combustíveis cessa. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) até tem suas artimanhas para controlar a produção e, por consequência, os preços internacionais. Mas como evitar uma queda brusca no preço do petróleo como a que vimos nos picos da pandemia?

O dólar sobe junto com a bolsa. Uma alta que nos mostra o perigo que ronda. Na qualidade de ativo considerado seguro em tempos de crise, não se intimidou com a recuperação de hoje do mercado de ações como quem quer passar o seguinte recado: “Ainda não é hora de vocês respirarem aliviados!”

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×