Cautela e sensatez são primordiais neste momento

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

Se os mercados já estavam estressados com a ameaça da variante ômicron e as muitas incertezas sobre o risco representado pela nova cepa do coronavírus à economia global, o presidente do Fed acrescentou mais nervosismo aos negócios nesta terça-feira (30).

Gerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, disse hoje em audiência no Senado que poderá antecipar o fim do programa de estímulos à economia no ano que vem.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Por ora, estava ocorrendo apenas a redução gradual da compra de títulos do Tesouro – os Treasuries – e de títulos de hipoteca pelo Fed. Mas Powell disse que a recuperação da economia norte-americana sustenta uma antecipação do fim do programa de modo a controlar o aumento da inflação naquele país.

Esta declaração foi o suficiente para ampliar as perdas dos índices de ações nas bolsas europeias e norte-americanas. O petróleo segue também com forte baixa que chega a 5%.

Aqui no Brasil, o Ibovespa derrete mais de 2% fechando, definitivamente, novembro no negativo a poucas horas do encerramento do último pregão do mês.

Resta saber se Brasília dará uma trégua nas discussões polêmicas em torno do desrespeito fiscal, ou seja, de gastos do governo acima da arrecadação, em 2022.

Os tempos não estão fáceis e não temos ideia do que virá pela frente em relação à nova variante do coronavírus.

Por isso, cautela e sensatez são primordiais neste momento.  

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais.

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×