Previsibilidade é o desejo de todo investidor

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
Foto Luciene avatar v1

Foi um dia intenso para os investidores tanto no mercado de ações brasileiro, quanto nas bolsas norte-americanas. Mas aqui, o Ibovespa fechou perto da estabilidade, com ligeira alta de 0,06% aos 105.617 pontos. Lá nos Estados Unidos, os índices encerraram com recordes de alta.

O que acontece?

Aqui, temos incertezas sobre política fiscal. Lá, previsibilidade de política econômica.

LEIA MAIS: Wall Street fecha com recordes após redução de estímulos do Fed

A bolsa brasileira voltou do feriado com o ruído em Brasília das conversas na Câmara dos Deputados em torno da votação da PEC dos Precatórios e a emenda para a ampliação do teto de gastos do governo. O objetivo é custear o programa social Auxílio Brasil até o final de 2022, além de outros benefícios como o auxílio diesel para caminhoneiros e verba para fundo eleitoral. Este gasto estará além da arrecadação do governo, ou seja, não há dinheiro suficiente para tantas despesas. A manobra fiscal, segundo especialistas, deve pressionar ainda mais a alta da inflação no país.

Neste mesmo dia, houve um grande evento nos EUA: a decisão de política monetária do banco central norte-americano, o Federal Reserve (FED), com o anúncio do processo chamado “tapering”. Este processo é a redução gradual de compra de ativos que havia sido adotada no auge da pandemia para ajudar na recuperação da economia. O assunto sempre foi motivo de estresse nos mercados com quedas bruscas dos índices a cada sinalização de início da operação. No entanto, desde ontem, os investidores de lá mantêm um forte otimismo.

O FED, que injetava na economia US$ 120 bilhões todo mês com a compra de títulos de Tesouro (Treasuries) e de títulos hipotecários, reduzirá este valor muito gradualmente. Aliás, vem avisando há muito tempo que diminuiria estas compras. Por isso, ninguém se assustou desta vez. Isso se chama previsibilidade.

Os investidores não são contra as medidas de socorro financeiro durante crises ou deixam de ser sensíveis à necessidade de programas de auxílio a pessoas prejudicadas por estes flagelos. O mercado não é nervosinho, como foi dito recentemente. Os investidores respondem negativamente, sim, às mudanças bruscas nas regras do jogo. Ninguém quer perder dinheiro em partidas desleais.

Por isso, seguiremos assim por tempo indefinido: descolados do exterior. Somos uma ilha de incertezas e instabilidade num mar global de recuperação econômica após a superação dos piores efeitos da pandemia de Covid-19.

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais.

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×