Investidores levam o risco Brasil para o fim de semana?

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

O Ibovespa mantém a alta nesta sexta-feira (3) fora de sintonia com as perdas nas bolsas em Nova York. Mesmo com menor fôlego, dá sequência ao rally de compras de ações do pregão de ontem, quando o índice encerrou com avanço de 3,66%.

Os investidores aproveitam os preços baratos de ações mesmo após os dados fracos da economia brasileira divulgados nos últimos dias. Por fim, hoje, soubemos que a produção industrial verificada pelo IBGE caiu 0,6% em outubro, na quinta queda consecutiva.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Ontem, o anúncio do Produto Interno Bruto (PIB) negativo em 0,1% no terceiro trimestre apontou que o Brasil está em recessão técnica após a queda de 0,4% revisada no segundo trimestre. Recessão técnica significa que o país tem, comprovadamente, a economia paralisada, sem crescimento.

Mas o mercado ficou animado com a aprovação no Senado do texto alterado da PEC dos Precatórios que segue de volta para a Câmara dos Deputados para votação. Assim, o governo segue com os planos de pagar o Auxílio Brasil de R$ 400 mensais em 2022, ano eleitoral.

Mesmo com o furo do teto do orçamento do ano que vem em mais R$ 106 bilhões, o que cria um problema fiscal para o país, os investidores entenderam que dos males, este é o pior. Outras manobras fiscais para viabilizar o Auxílio Brasil poderiam ser ainda mais danosas à economia.

Agora, é acompanhar se a bolsa sustenta os ganhos até o encerramento deste pregão. Será que os investidores, especialmente os estrangeiros, darão um voto de confiança à bolsa brasileira sem se desfazerem das ações antes do final de semana?

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais.

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×