Um alívio para a bolsa com o IPCA

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

A inflação oficial no Brasil medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, divulgado esta manhã abaixo do esperado foi um alento aos investidores nesta sexta-feira (10) que se viram motivados a voltar às compras na bolsa brasileira depois das baixas de véspera.

O IPCA de novembro ficou em 0,95% depois de ter apontado avanço de 1,25% em outubro. No entanto, o índice ainda é o maior para um mês de novembro desde 2015.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

No acumulado de 2021, o IPCA está em 9,26% e, nos últimos 12 meses, 10,74%. Níveis bem longe da meta do Banco Central para 2021 que tinha como limite 5,25%.

Mas a leitura do mercado que anima a bolsa brasileira é sobre a possibilidade do Banco Central suavizar a política monetária no ano que vem, ou seja, não elevar tanto a taxa básica de juros no país.

Esta semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou a taxa básica em 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano. No comunicado que justificou a decisão, um tom muito preocupante que levou investidores à conclusão de que o BC poderá continuar 2022 com fortes aumentos da taxa.

No entanto, este IPCA de novembro ameniza um pouco as expectativas mais pessimistas.

Não à toa, as maiores altas do Ibovespa até o início da tarde de hoje eram de ações dos setores de bancos médios ou digitais, construção civil, varejo e da própria B3. As ações B3SA3 tinham valorização de 7,09% a R$ 12,54.

Todos setores muito sensíveis à taxa básica de juros.

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×