Aproveite as férias para criar uma mesada para o período

É uma excelente oportunidade para ensiná-las a gerenciarem os seus recursos de forma consciente, criativa e divertida
avatar Ana Pregadier

Que tal aproveitar as férias para criarmos uma mesada para o período?

É, gente, a mesada de férias funciona independentemente de você já dar ou não mesada para os seus filhos. Isso porque, durante esse período, existem gastos e situações diferentes daquelas que vivemos no dia a dia comum, e é exatamente por isso que a mesada de férias é uma excelente oportunidade para ajudar as nossas crianças a aprenderem a gerenciar os seus recursos de forma consciente, criativa e divertida.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

1. Defina a periodicidade 

Diferente da mesada normal que você dá ao longo do ano, durante as férias os gastos têm uma recorrência maior. Por isso, a minha sugestão é que esta “mesada” seja DIÁRIA. 

Desta forma, suas crianças poderão ou gastar durante o dia que elas recebem ou até economizar durante um dia ou dois para depois gastarem em alguma coisa mais cara que elas desejam. 

2. Defina o valor

Para definir o valor que você dará nesta “mesada” de férias, calcule qual seria o gasto que você teria com sua filha ou seu filho ao longo do dia. 

Pode ser o valor de um sorvete, de um cachorro quente, de um picolé ou de todos eles juntos. O importante é que o valor que você definir seja o suficiente para que a criança possa aproveitar as férias.

Fique atenta para que este valor não seja nem muito alto e nem muito baixo, pois um dos objetivos dessa experiência é que a criança também tenha que fazer escolhas. 

Por exemplo, se ela quiser ir ao parquinho e a entrada custa R$ 10, terá que juntar um pouco da sua mesada ao longo de dois ou três dias para daí, sim, ter o recurso para satisfazer este desejo sem precisar se privar de tudo, mas tendo que escolher.

3. Acompanhe 

Nenhum de nós nasce sabendo administrar o dinheiro, por isso é importante que, durante o período da mesada de férias, você ajude as suas crianças a fazerem este planejamento e usarem o dinheiro. Mas lembre-se de não tomar decisões pela criança.

Por quê? 

Porque a liberdade de decidir como usar o dinheiro faz parte do aprendizado 

  • Dica bônus 

Deixe bem claro quais são as coisas que ficam sobre responsabilidade das crianças pagarem e quais estão sob a sua. Isso porque se você der a mesada de férias e continuar pagando tudo o que elas pedem, seja por pena ou para agradá-las, além de não ensinar educação financeira irá fomentar um hábito de que elas podem gastar tudo que recebem sem nenhuma responsabilidade e que sempre terá alguém para pagar o que elas querem.

Beijo, gente! ❤️

Veja as redes sociais o Finanças é coisa de Criança e conheça os livros de Educação Financeira Infantil!

Ana Pregardier é escritora, educadora financeira e especialista em formação de hábitos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×