Como ensinar planejamento financeiro nas férias

Quando as crianças participam da organização, elas entendem que os recursos - de tempo e de dinheiro- são limitados
avatar Ana Pregadier

Antes das férias começarem, reúna a família e faça uma lista das coisas que todos querem para o período: quais passeios querem fazer, quais lugares querem visitar, quais comidinhas gostosas querem comer etc. Inclua nessa lista tudo aquilo que todos querem fazer. 

Aqui é importante que não só as crianças exponham seus desejos de férias, mas também os adultos.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Programando a viagem – Ensinando planejamento

Depois de todos contarem o que gostariam de fazer nas férias, comecem a preparar uma agenda para ver se existe tempo e dinheiro suficiente para fazerem tudo. Quando as crianças participam desse planejamento, elas entendem que os recursos – de tempo e de dinheiro – são limitados, e que para ser legal para todo mundo, é necessário atender aos desejos de todos de forma equilibrada.

Sem contar que isso evitará aqueles momentos de birra que acontecem quando as crianças querem fazer algo, mas a nossa programação é diferente. E isso acontece porque elas participaram da programação da agenda. 

E se chover? – Ensinando gerenciamento de riscos

Mesmo que o planejamento esteja com a agenda prontinha, sempre pode acontecer imprevisto: o tempo pode mudar e chover justamente no dia que estava previsto para fazer alguma coisa. Por isso, depois de programar a agenda das férias com a família reunida, criem uma lista de opções divertidas para fazerem no caso de algum dos programas não dar certo. Se você pensar nessas opções junto com as crianças, isso vai ensiná-las a estarem preparadas para mudanças de planos, além de também diminuir a frustração – caso algo não saia exatamente como o previsto.

Como será o dia de amanhã? – Ensinando organização e execução

Estamos em férias! Nesse momento podemos, toda noite, separar alguns minutinhos antes de dormirmos para reunir a família e conversarmos sobre a programação do dia seguinte. Aproveitem esse momento para alinharem os detalhes do que será feito e observarem se existe o risco de ter que adotar algum dos planos de contingência criados. Embora seja uma ação simples, esse tipo de prática desenvolve a análise, a organização e a execução do que foi planejado. Isso favorece à criação de um hábito que poderá ser muito importante para o sucesso dos seus filhos no futuro!

Eu quero mais! – Ensinando controle, boas práticas e metas futuras

Quando as férias estiverem acabando (na última semana), reservem um tempo para a família se reunir e elencar as coisas mais legais que aconteceram e por que elas foram as que mais gostaram; e revejam também as coisas que poderiam ter sido feitas de forma diferente para serem ainda mais divertidas. Vocês podem aproveitar para começar um caderno de sonhos para as próximas férias e, durante o ano, escrevam várias coisas que gostariam. Assim, quando forem fazer o planejamento das próximas férias, já terão um ponto de partida!

Beijo, gente! ❤️

Veja as redes sociais o Finanças é coisa de Criança e conheça os livros de Educação Financeira Infantil!

Ana Pregardier é escritora, educadora financeira e especialista em formação de hábitos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×