Próxima semana tensa no Brasil

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

A bolsa brasileira seguiu descolada do exterior nesta sexta-feira (28), mas de maneira negativa. Enquanto os índices em Nova York conseguiram recuperação e fecharam com altas expressivas entre 1% e 3%, o Ibovespa teve um pregão de queda.

Foi um dia de ajuste no mercado brasileiro após uma semana de fortes ganhos com investidores indiferentes às tensões internacionais. Ou, como se diz no mercado financeiro, o pregão foi de ‘realização de lucros’.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

O Ibovespa fechou com queda de 0,62% aos 111.910 pontos. O acumulado de 2022 está positivo em 6,76%.

Embora as vendas de ações tenham prevalecido hoje na bolsa brasileira, não quer dizer que a temporada de entrada de capital estrangeiro na bolsa tenha terminado. O teste será na próxima semana com a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária, do Banco Central.

Na terça-feira (1) da próxima semana, o comitê vai decidir sobre a taxa básica de juros no Brasil, a Taxa Selic. Hoje, esta taxa está em 9,25% ao ano e o mercado estima que seja elevada em 1,5 ponto percentual para 10,75% ao ano.

Esta alta dos juros pelo BC, conhecida como ‘aperto monetário’, tem o objetivo de controlar o avanço da inflação.

Esta semana, o indicador que servirá como referência para o comitê que é o IPCA-15 – prévia da inflação oficial IPCA – apontou avanço de 0,58% em janeiro, acima do esperado pelo mercado. No acumulado de 12 meses, o indicador registra alta de 10,20%.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Compartilhar a matéria:

×