Invasão de usina nuclear ucraniana derruba bolsas

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

O avanço do PIB, o Produto Interno Bruto, do Brasil em 2021 para 4,6% parece não ter animado os investidores da bolsa de valores brasileira.

O indicador que é a soma de todos os produtos e serviços do país conseguiu superar a baixa de 3,9% em 2020, ano em que a economia foi fortemente afetada pela pandemia de Covid-19.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

No quarto trimestre de 2021, o avanço do PIB foi de 0,5% e tirou o país da recessão técnica, ou seja, de três trimestres seguidos de queda.

Apesar da boa notícia, o PIB é um olhar para o retrovisor. À frente, o cenário é bem preocupante com inflação e juros em alta, além das consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia.

Lá fora, as bolsas despencam diante das preocupações com a invasão por tropas russas da maior usina nuclear da Europa, a Zaporizhzhia, na Ucrânia.

A memória do desastre nuclear de Chernobyl na Ucrânia, em 1986, com todas as consequências para os países vizinhos, ainda gera um grande trauma no mundo.

A cotação do petróleo voltou a disparar. A commodity é a mais sensível ao conflito por conta da posição de destaque da Rússia na produção global. A cotação do barril do Brent superava os US$ 114,00 dólares com alta perto de 4%.

Aqui no Brasil, o Ibovespa perdia mais que 1% no início da tarde aos 113.863 pontos.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×