Morre, aos 83 anos, Lya Luft, escritora de “Perdas e Ganhos”

Autora, considerada uma das maiores da contemporaneidade, lutava contra um melanoma
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Autora assinou obras como “Perdas e Ganhos” (2003) (Foto: Reprodução/YouTube)

A escritora Lya Luft morreu na madrugada de hoje (30), aos 83 anos, em Porto Alegre. Segundo a filha, Suzana Luft, a autora faleceu em casa, enquanto dormia. Nascida em 1938, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, a tradutora lutava há sete meses contra um melanoma. 

No início do mês, Lya chegou a ser internada no Hospital Moinhos de Vento, mas pediu para voltar para casa antes do Natal. Segundo comunicado, o corpo da autora será cremado e a cerimônia de despedida deve ser restrita aos familiares.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Filha de descendentes de alemães, Lya começou sua paixão por livros ainda na infância.  Ao longo da carreira, se consagrou como um dos principais nomes femininos da literatura nacional de seu tempo, assinando obras como “Perdas e Ganhos” (2003), “Pensar é Transgredir” (2004) e “As Parceiras” (1986).

Mestre em linguística e literatura brasileira, a gaúcha chegou a se tornar professora universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e colunista da revista “Veja”. 

A Academia Riograndense de Letras, da qual Lya fazia parte, publicou um manifesto sobre a morte da autora. “Comunico o falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, escreveu o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×