Ações da Vale caem após relatório de produção do 3º trimestre de 2021

Investidores se decepcionam com resultados da mineradora e seguem preocupados com cenário econômico
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Foto Luciene avatar v1
Foto Luciene avatar v1

As ações da Vale começaram o pregão desta quarta-feira (20) entre as principais baixas do Ibovespa horas depois da divulgação do relatório de produção da mineradora no terceiro trimestre de 2021.

Uma hora após o início dos negócios, as ações ordinárias VALE3 perdiam 3% a R$ 76,63.

O relatório serve ao mercado como uma prévia do balanço da mineradora no período com divulgação prevista para 29 de outubro.

Leia também: Este impiedoso mercado financeiro…

Segundo o documento, a Vale teve uma alta anual de 0,8% na produção de minério de ferro no terceiro trimestre com total de 89.4 milhões de toneladas. Na comparação com o segundo trimestre do ano, o aumento foi de 18.1% na produção da commodity.

A produção de pelotas somou 8,3 milhões de toneladas no terceiro trimestre com uma queda de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em relação ao níquel, a mineradora produziu menos 21,8% na base anual totalizando 30.200 toneladas. O resultado foi atribuído ao incêndio e interrupção operacional por 70 dias na mina de Sudbury, no Canadá, além da paralisação na mina de Onça Puma, no Pará.

No período, a Vale também teve queda na produção anual de cobre em 21% com 69.200 toneladas também por causa da paralisação das atividades em Sudbury.

Em outro informe ao mercado, a Vale divulgou estimativa de produção para o quarto trimestre de 2021. A mineradora espera produzir entre 75 mil e 80 mil toneladas de cobre, encerrando o ano com um total entre 295 mil e 300 mil toneladas da matéria-prima.

Na projeção para o níquel, a Vale espera uma produção entre 45 mil e 50 mil toneladas no 4T21 com um total no ano entre 165 mil e 170 mil toneladas.  

De acordo com a economista Cristiane Mancini, a queda nas ações da Vale tem relação com os números do relatório. Mas uma outra preocupação dos investidores é que existem estoques de commodities em trânsito (inclusive de pelotas), ainda sem contratos de venda. “O cenário econômico e a divulgação de menos produtos ofertados no mundo neste fim do ano serão decisivos por conta da baixa demanda atual”, explica.

Luciene Miranda é repórter especial na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: