Para 54% dos brasileiros, falar sobre dinheiro ainda é tabu

Pesquisa do banco BV mostra que mais da metade da população evita conversar sobre o tema por segurança
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
41% dos brasileiros afirmam que não sabem conversar sobre finanças (Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

Para 54% dos brasileiros, o dinheiro ainda é um tabu a ser superado. O dado foi levantado pelo banco BV, em parceria com o Instituto Mindminers, em uma pesquisa realizada com 2.200 pessoas em todo o país. De acordo com os números obtidos, mais da metade dos entrevistados prefere não tocar no assunto no dia a dia. 

Para 59% dos brasileiros, o principal motivo de receio é a segurança, enquanto 58% dizem que não querem chamar a atenção de oportunistas. Além desses, outros 41% ainda assumem que não sabem como conversar sobre finanças. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Por outro lado, grande parte das pessoas abordadas afirmam que o tabu é “negociável”. Ou seja, se o assunto fosse tratado de maneira mais leve e despretensiosa, 58% dizem que passariam a gostar de trocar informações sobre o tema. Assim como os 55% que acreditam que, se bem conduzido, esse diálogo ajudaria a solucionar alguns problemas comuns da vida financeira. 

Segundo um dos economistas do BV, Carlos Lopes, o hábito de falar sobre dinheiro é importante, mesmo que pareça desconfortável. Para ele, as pessoas precisam ter em mente que é possível realizar essa troca sem, necessariamente, entrar em detalhes e falar sobre valores pessoais. 

Além disso, no caso de casais e famílias, o bate-papo pode servir como pontapé inicial para equilibrar o orçamento da casa. Uma das dicas do especialista é iniciar a conversa a partir de tópicos comuns, como o planejamento de uma viagem, de um filho e até da aposentadoria.  “Quanto mais a gente fala sobre um assunto, mais leve e natural ele fica. A conversa deve sempre buscar a racionalidade no tema, assim evitam-se discussões ou decisões impensadas”, diz. 

É por isso que, recentemente, a instituição financeira criou o movimento “Falar de Dinheiro”. A ação acontece nas redes sociais e conta com a participação da atriz Taís Araújo, que comanda a conversa sobre finanças com anônimos e famosos, entre eles, a ex-BBB Thelminha, o casal Ceará e Mirella, o ator Thiago Martins e a skatista Pâmela Rosa.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×