Por que é tão importante ter uma assessoria de investimentos?

Serviço ajuda investidores a tomarem as melhores decisões sobre as modalidades disponíveis no mercado
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
abre_financas_assessora_22nov2021_20th20fotos_envatoelements
Uma assessoria de investimentos pode fazer toda a diferença para a sua carteira (Foto: 20th20photos/ Envatoelements)

Apesar de ser uma função que se popularizou bastante nos últimos anos, a profissão de assessor de investimentos é antiga. Os primeiros registros encontrados são do século 19, principalmente relacionados às empresas de engenharia, um dos segmentos que mais necessitavam desse tipo de auxílio.

Atualmente, a assessoria de investimentos se expandiu para empresas de qualquer setor e passou a incluir também o atendimento às pessoas físicas. Com a popularização do mercado financeiro, os assessores se tornaram fundamentais para quem quer tomar as melhores decisões de investimento.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Para atuar, esses profissionais precisam ser certificados pelas instituições, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que fiscalizam o mercado financeiro. Só assim eles serão oficialmente considerados habilitados para fazer as melhores recomendações.

Vale lembrar que, sozinho, o assessor financeiro não faz milagres. Para uma recomendação sólida, ele precisa definir corretamente o perfil e os objetivos do investidor e, assim, conciliar essas informações com seus conhecimentos sobre economia e sobre os produtos disponíveis no mercado. Só assim é possível fazer um suporte personalizado para cada tipo de investidor.

Segundo a especialista em finanças Gabriela Sporch, da Toro Investimentos, esses profissionais também oferecem explicações detalhadas sobre os produtos disponíveis e suas diferenças, como prazos, formas de remuneração e riscos, e ajudam no processo de contratação dos mesmos. No entanto, o assessor não pode emitir opinião sobre compra e venda de ações – apenas sobre os demais tipos de investimentos, como fundos de investimentos e renda fixa

Outra vantagem de contar com um profissional especializado é evitar golpes. Em agosto deste ano, por exemplo, a atriz global Juliana Paes perdeu R$ 480 mil ao apostar em um investimento que prometia rendimentos entre 4% e 8% ao mês e, na realidade, tratava-se de pirâmide financeira, modalidade que depende do recrutamento progressivo de outras pessoas e, por isso mesmo, insustentável – além de ser considerado crime no Brasil. 

Desde 2019, o volume de assessores financeiros em território brasileiro cresceu 50%, ultrapassando 14 mil profissionais certificados. “O crescimento da bolsa de valores por aqui está provocando também um aumento desses profissionais e ainda existe muito espaço para desenvolvimento”, finaliza Gabriela.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: