Bolsas seguem “de lado” em dia de PIB nos EUA

Investidores monitoram indicadores em dia de agenda econômica carregada além de planos de contenção da variante ômicron nos Estados Unidos
avatar Luciene1

Os índices nas principais bolsas do mundo sinalizam uma reação nesta quarta-feira (22) após as baixas desde o início da semana.

Na Ásia, as bolsas fecharam em tendências mistas com alguns índices em alta moderada e outros perto da estabilidade. O mercado europeu também ensaia uma recuperação, seguindo a mesma tendência de cautela dos investidores.

Nos Estados Unidos, os índices futuros repetem a tendência e seguem em direções opostas, o que indica uma abertura “de lado” das bolsas em Nova York, daqui a algumas horas.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Os investidores acompanharam o plano do presidente norte-americano Joe Biden para o controle do avanço da variante ômicron naquele país. As medidas incluem forte investimento na área da saúde e da economia, o que pode pressionar ainda mais a inflação nos EUA.

Em todos os mercados, a liquidez – volume financeiro negociado – diminui à medida em que os feriados de fim de ano se aproximam.

Aqui no Brasil, a bolsa seguiu o otimismo de ontem no exterior, mas com moderação. O Ibovespa encerrou com avanço de 0,46% aos 105.500 pontos. A aprovação do orçamento para 2022 no Congresso deve trazer algum alívio aos negócios por causa da previsibilidade de mais um assunto “resolvido”. 

O mercado entende que há impacto fiscal negativo ao país por conta de concessões permitidas no orçamento a exemplo de benefícios a categorias específicas como a dos policiais, emendas do relator que destinarão R$ 16,5 bilhões para bases eleitorais de políticos, além do fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões com foco nas campanhas do ano que vem.

No entanto, para investidores, a dúvida e a incerteza são piores que a condução controversa da política fiscal no país.

A agenda econômica desta quarta-feira é intensa. O mercado já acompanhou a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no terceiro trimestre de 2021 que registrou alta de 1,1%.

Nos Estados Unidos, o PIB será anunciado às 10h30 da manhã, horário de Brasília. Além disso, haverá a divulgação de vários indicadores de atividade econômica norte-americana.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×