7 livros sobre finanças escritos por mulheres

Apesar de o mercado financeiro ser ainda predominantemente masculino, existem ótimas obras assinadas por autoras
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
finanças
Livros podem ser uma ótima forma de aprender sobre finanças e economia (Foto: twenty20photos / envatoelements)

Falar sobre finanças ainda não é um hábito dos brasileiros e, ao que tudo indica, essa é uma atitude que não ajuda o nosso sucesso financeiro. De acordo com o IBGE, mais de 74% das pessoas tem problemas com dívidas. Porém, quando o assunto passa pelas mulheres, a situação é ainda pior. Basta lembrar que elas são apenas um terço dos investidores atuais da bolsa de valores no Brasil.

Por outro lado, para mudar esse cenário, uma das formas é pela leitura. Dessa forma, existem diversas profissionais que possuem obras sobre finanças e economia para ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o assunto. 

Por isso, a Elas Que Lucrem, com a ajuda de Victória Mantoan, sócia da Livraria do Brooklin, separou 7 livros sobre finanças escritos por mulheres para quem começar a mudar sua realidade:

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

“Conversas com Gestores de Ações Brasileiros”, de Luciana Seabra

abre_financas_livro-luciana_13jan2022_divulgacao
Conversas com gestores de ações brasileiros (Foto: divulgação)

No livro, Luciana Seabra, especialista em finanças, apresenta técnicas de grandes investidores e gestores de fundos por meio de entrevistas. “Uma ótima forma de entrar em contato com as estratégias de gente que faz dinheiro com ações na prática, com seus erros e acertos. Além disso, o formato entrevista deixa a leitura mais fluida e os entrevistados ainda dão suas próprias dicas de leitura”, diz Victória.

“Me Poupe! 10 Passos para Nunca Mais Faltar Dinheiro no Seu Bolso”, de Nathalia Arcuri

abre_finanças_me-poupe_13jan2022_divulgacao
Me Poupe! (Foto: divulgação)

Nathalia Arcuri é uma das maiores produtoras de conteúdo financeiro do Brasil e conquistou os investidores com seu canal do YouTube “Me Poupe!”. Neste livro, lançado em 2018, a autora mostra passos e dicas para melhorar a vida financeira e responde diversas dúvidas. Da mesma forma, ela também ensina a economizar no dia a dia, a investir e como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco.

“Bilhões e Lágrimas”, de Consuelo Dieguez

abre_finanças_bilhoes-e-lagrimas_13jan2022_divulgacao
Bilhões e Lágrimas (Foto: divulgação)

Consuelo é uma jornalista que passou a integrar a redação da revista “Piauí” em 2006. Durante sua carreira por lá, fez diversas entrevistas com pessoas do mundo político e das finanças. Em seguida, em 2014, várias delas foram compiladas no livro. De acordo com Victória, a obra é um caminho para conhecer mais a fundo figuras brasileiras. “O livro é uma reunião de algumas reportagens, mas principalmente de perfis. Sua leitura de uma vez só compõem um excelente cenário sobre as disputas políticas por trás de empresas no Brasil”, diz.

“Ganhar, Gastar, Investir: o Livro do Dinheiro para Mulheres”, de Denise Damiani e Cynthia de Almeida

Livro finanças
Ganhar, Gastar, Investir (Foto: divulgação)

Com foco no público feminino, o livro foi escrito com base em três pilares: ganhar mais, gastar menos e investir. A ideia é ajudar as mulheres em relação às finanças. Dessa forma, a obra foca em carreira, cuidados com gastos e como investir. Além disso, o livro também conta histórias de mulheres anônimas e famosas que cresceram na carreira.

“Os Pecados Secretos da Economia”, de Deirdre McCloskey

Os Pecados Secretos da Economia (Foto: divulgação)

O livro foca que a economia não produz uma boa investigação e traz os conceitos que mais impactam as finanças, como inflação e taxa de juros. No entanto, é escrito com exemplos do dia a dia, que cativam os leitores que não conhece os temas.

“A Deirdre McCloskey é uma economista que viveu, na prática, o que é ser mulher nesse meio, e sentiu a diferença de tratamento que lhe foi conferida após sua transição. Dessa forma, ela questiona as principais vias pelas quais produzimos conhecimento e dados. Além disso, o livro coloca em questão a necessidade de a área e sua produção terem maior contato com a realidade”, explica Victória.

“Mulher na Bolsa”, de Caroline Daher

Mulheres na bolsa finanças
Mulheres na Bolsa (Foto: divulgação)

Outro livro focado no público feminino, “Mulher na Bolsa” é um manual para as mulheres que desejam organizar suas finanças e começar a investir. Dessa forma, a autora, que trabalha no meio, mostra o seu lado técnico, mas também suas práticas na profissão.

OLHA SÓ: Quais motivos levam você às compras? Saiba como proteger suas finanças

Desse modo, como tem como público-alvo mulheres que ainda não investem, a obra ensina, de tudo de forma simples, sobre finanças.

“Valsa Brasileira”, de Laura Carvalho

Valsa Brasileira (Foto: divulgação)

A obra tem como foco a revisão das crises e dos períodos calmos da economia brasileira entre os anos de 2006 e 2017. Além disso, com as análises da autora, é possível reviver esses momentos por meio do olhar da economista.

Segundo Victória, qualquer pessoa que pretenda navegar pelo mundo das finanças no Brasil precisa saber o que aconteceu com a economia no período. “Ela dá uma boa visão desse período com insights muito úteis para avaliarmos as figuras que comandam a economia do país”, de acordo com Victória.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente

Baixe a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×