Jogo desigual: 7 atrizes e 2 atores que já tiveram desentendimentos com Walcyr Carrasco

As mulheres são o principal alvo do novelista, que não tolera mudanças ou improvisos em seus personagens
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

A notícia de que Camila Queiroz não faz mais parte do elenco de “Verdade Secretas 2” pegou todo mundo de surpresa no final da tarde de ontem (17). De acordo com a Globo, a gravação da novela, que é exibida na Globoplay, precisou ser estendida por conta dos protocolos da pandemia da Covid-19 e, por isso, seria preciso assinar um novo contrato com a atriz, que teria feito exigências consideradas “inaceitáveis”. 

Entre essas exigências estaria um final diferente para sua personagem Angel, que morreria no final da segunda temporada. Segundo a atriz, a história não é bem assim. “Quando foi convidada para protagonizar a continuação da novela, a sinopse que lhe foi entregue era totalmente diferente dos rumos que a história tomou após o início das gravações”, disse a nota oficial emitida pela assessoria da atriz hoje (18).

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

“Mesmo assim, Camila continuou gravando confiante de que o teor da trama seria encaminhado para o final original que havia sido combinado desde o princípio, conforme a empresa e seus funcionários prometiam para a atriz a todo tempo (…). Contudo, ela foi surpreendida quando recebeu as últimas cenas para gravação, momento em que percebeu que os rumos da novela seriam de fato alterados (…)”, continuou a nota.    

Ainda segundo o comunicado, os últimos acontecimentos “deixam claro que a empresa tentou puni-la”. Segundo ela, a morte em “Verdades Secretas 2” é uma represália pela decisão unilateral de readequar o formato de seu contrato com a TV Globo no passado.  

Segundo a colunista Carla Bittencourt, do “Metrópoles”, o dramaturgo Walcyr Carrasco, autor da minissérie, ao saber da demissão teria dito “que não gostaria de ver Camila em mais nenhuma personagem de suas obras”. O novelista, no entanto, é apontado como pivô de vários desentendimentos com as atrizes da Globo. Vale mencionar, porém, que os atores também não saem ilesos das críticas – e potenciais punições futuras – do dramaturgo. No entanto, o jogo é um tanto desequilibrado. Veja, a seguir, outras seis atrizes e dois atores que já expressaram publicamente sua insatisfação com o escritor:

Claudia Raia

Claudia Raia em “Sete Pecados” (Foto: Divulgação)

Claudia Raia estava no ar em “Sete Pecados”, em 2007, quando decidiu fazer alguns improvisos na fala da sua personagem Ágatha. Walcyr, mais uma vez, não viu as alterações com bons olhos. Ele matou a personagem antes do final da trama, apesar de negar que a decisão tenha a ver com os improvisos de La Raia. “Já matei porque a trama não estava com aquela força, então eu realmente explodi a Claudia Raia uma vez, mas não por causa dela, que é uma grande atriz, mas sim porque eu precisava incrementar a trama”, contou durante um programa de televisão.

Elizabeth Savalla

Elizabeth Savalla em “Chocolate com Pimenta” (Foto: Divulgação)

Em 2003,  Elizabeth Savalla, que vivia Jezebel em “Chocolate com Pimenta”, decidiu mudar algumas falas de sua personagem. O autor não gostou nada da atitude da atriz e, como uma espécie de punição, fez com que ela ficasse muda durante duas semanas. “Na novela, o problema é que você imagina um personagem de um jeito e podem fazer de outro. O que é possível na novela é quando o ator trai muito [o roteiro], aí você se vinga. Eu tive uma atriz bem famosa que inventava falas, e então coloquei um problema na garganta [da personagem dela] e ela ficou muda por duas semanas”, contou ele há alguns anos em um evento literário.

Grazi Massafera

Grazi Massafera em “O Outro Lado do Paraíso” (Foto: Divulgação)

Grazi Massafera também entrou para a lista de desafetos do autor global. Em 2017, a atriz tinha recebido a promessa de interpretar uma grande vilã na novela “O Outro Lado do Paraíso”. Segundo informações do site “Notícias da TV”, uma reclamação de Grazi mudou o seu destino na trama global. Após ter cenas de sexo divulgadas por um fotógrafo enquanto gravava com o ator Rafael Cardoso, a atriz solicitou à direção da Globo que a sequência não fosse usada e teve o pedido atendido. Isso, porém, irritou Carrasco, que diminuiu significativamente a participação de Grazi na novela. Ela passou a ser coadjuvante e não mais uma das protagonistas da história como era o plano inicial.

Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa em “Amor à Vida” (Foto: Divulgação)

Em 2013, durante as gravações de “Amor à Vida”, Marina Ruy Barbosa se negou a raspar o cabelo. Ela interpretava a personagem Nicole, que tinha câncer. “Quando ela aceitou o papel, o combinado era de que cortaria o cabelo. Ela foi fazendo o papel e a história [do corte] foi chegando. Ela não avisou com tanta antecedência que não ia cortar”, disse Carrasco em entrevista. “Foram cinco dias e eu tinha que mudar toda a história. Se tivessem me preparado um mês antes, existe um time especializado em peruca americana, que é uma peruca que parece que a pessoa está sem cabelo. Eu teria tido tempo de encomendar esse material.”

Priscila Fantin

A atriz Priscila Fantin (Foto: Divulgação)

A atriz se destacou ao trabalhar com Walcyr Carrasco em novelas como “Chocolate com Pimenta” (2003), “Alma Gêmea” (2005) e “Sete Pecados” (2007). Mas, em 2011, recusou um convite para “Morde & Assopra”. O autor revelou que não entendeu a recusa. “Fiquei chateado, sim, por termos feito grandes sucessos. Eu a considerava uma parceira. (…) Não ficou mágoa, apenas não entendi. A Priscila fez os maiores sucessos de sua vida comigo. E o estranho é que não tinha nenhuma proposta na época, tanto que não fez mais nenhuma outra novela. Só posso entender que estava emocionalmente precisando de um tempo”, afirmou em entrevista. Depois disso, a atriz só foi escalada para curtas participações em novelas e séries e só voltou a interpretar um personagem de relevância em “Êta Mundo Bom!” (2016), após fazer as pazes com o autor. 

Taís Araújo

Taís Araújo em “Xica da Silva” (Foto: Divulgação)

Recentemente, Taís Araújo revelou no programa “Roda Viva” que foi criticada por Walcyr Carrasco ao se recusar a fazer uma cena de sexo. Ela lembrou que a cena em questão era da novela “Xica da Silva”, de 1996, exibida na extinta TV Manchete. “Eu tinha de 17 para 18 anos. No momento em que me neguei fazer uma cena de sexo anal, o Walter Avancini e o Walcyr Carrasco foram publicamente dizer que eu estava transformando a Xica da Silva numa Maria Chiquinha”, disse.

O autor negou a informação, também publicamente, e disse ter escrito a novela sob o pseudônimo de Adamo Angel. “Eu não tinha nenhum contato com os atores, eles nem mesmo sabiam meu nome. Só no final da novela os conheci em uma única passagem pelo estúdio. Nunca soube dessa cena. Eu só escrevia. Mas acho que essa cena nunca existiu, eu certamente não escrevi”, disse  Carrasco.

Alexandre Barillari

Alexandre Barillari (Foto: Divulgação/Globo)

O ator Alexandre Barillari, conhecido por ser um dos galãs mais promissores da Globo, também teve o seu personagem prejudicado por problemas externos com Walcyr Carrasco. Em 2005, Barillari estava no ar na novela “Alma Gêmea” ao mesmo tempo que atuava no espetáculo “O Mistério do Fantasma Apavorado”, ambos sob direção do escritor. A relação dos dois até ia bem, mas o ator descobriu que uma atriz do teatro tinha um salário maior do que o dele. Por isso, decidiu desistir do projeto. Walcyr não gostou nada da atitude do ator e matou o seu personagem na trama global.

Marcello Antony

Marcelo Antony (Foto: Ana Branco/Globo)

As desavenças do ator, que mora atualmente em Portugal, com Walcyr Carrasco foram durante a novela “Amor à Vida”, em 2013. Antony criticou o tom usado pelo novelista no texto do seu personagem, Eron. “Eu vejo uma trama mais preocupada com a comédia em vez de mostrar gays que têm família. Eu sofro para dizer aquele texto”, disse o ator em entrevista na época.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×