Mercado ansioso por decisão do Copom

Notícia quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

Embora tenha ocorrido alta nas bolsas em Nova York, o movimento na bolsa brasileira foi independente.

Com o impulso da renda externa em busca de oportunidades no Brasil, o Ibovespa deu início a fevereiro com alta de 0,97% aos 113.228 pontos. Em 2022, o acumulado de valorização já é de 8,01%.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Mas, fora a euforia, os olhares de investidores estão atentos à reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, que começou hoje e terminará amanhã, após o fechamento da bolsa de valores, com o anúncio sobre a taxa básica de juros – a taxa Selic.

É consenso no mercado de que o comitê deve elevar a taxa em 1,5 ponto percentual, dos atuais 9,25% para 10,75% ao ano.

A medida tem o objetivo de buscar o controle da inflação no país, tornando o dinheiro mais caro, em uma política conhecida como ‘aperto monetário’.

A meta de inflação no país, que tinha um teto de 5,25%, não foi alcançada no ano passado. A inflação oficial, medida pelo IPCA, fechou 2021 em 10,06%.

O Banco Central já alertou que, dificilmente, conseguirá atingir a meta também neste ano. Portanto, as medidas do BC visam a meta de 2023.

Amanhã promete ser um dia intenso. Portanto, fique atenta a todas as informações que publicaremos aqui na Elas Que Lucrem em relação à decisão do comitê do Banco Central. Elas tem tudo a ver com a sua vida também!

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×