Principais notícias do mercado para segunda-feira

Ações de tecnologia, Sabesp, conflitos em Brasília e tudo que vai mexer com o mercado hoje (23)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam em alta na última sexta-feira (20), com o mercado de tecnologia em destaque. Como resultado, o S&P500 encerrou o pregão com 4.441 pontos, alta de 0,81%.

Apesar do bom resultado do setor de tecnologia, o mercado encerrou a última semana em tom negativo. O período foi iniciado com fortes quedas e as bolsas não se recuperaram ao ponto de virar o jogo para o sinal positivo. Desta forma, o índice Dow Jones acumulou queda de 1,1%, enquanto o S&P500 registrou baixa de 0,6% e a Nasdaq, bolsa de tecnologia, caiu 0,7% na semana.

OLHA SÓ: Principais notícias de mercado para sexta-feira

As ações de tecnologia foram os grandes destaques na última sexta-feira. A Microsoft, Cisco e Salesforce registraram as maiores altas do Dow Jones, com o aumento da esperança do mercado no setor e preocupações sobre a economia nos Estados Unidos.

Por outro lado, a semana também foi marcada pela desvalorização do preço do barril do petróleo, que prejudicou as ações de energia. No acumulado da semana, a Diamondback Energy e a Valero Energy caíram 9,9% e 9,1%, respectivamente.

No Brasil, a bolsa fechou a sexta-feira no positivo, com o otimismo do mercado nos Estados Unidos. Como resultado, o Ibovespa encerrou o pregão com 118.052 pontos, alta de 0,75%. No entanto, a valorização não foi suficiente para recuperar as perdas sofridas no início da semana. No acumulado dos últimos sete dias, bolsa registrou queda de 2,5%.

Entre as empresas brasileiras, o grande destaque do mercado foi a Sabesp. As ações da companhia subiram 10,86%, após o deputado federal e recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo, Rodrigo Maia, anunciar que pretende privatizar a empresa.

Nesta semana, o foco dos investidores será os conflitos em Brasília, com a intensificação do embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o STF estão se intensificando, e o desenrolar das reformas administrativa e tributária na Câmara.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×