Mulheres afegãs protestam contra o Talibã em segundo dia de manifestações no país

Manifestantes eram do grupo Rede de Participação Política das Mulheres
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Um grupo de mulheres afegãs se uniu hoje (3), em Cabul, capital do Afeganistão, para protestar contra o Talibã, grupo fundamentalista que tomou o poder do país no mês passado e é conhecido por perseguir e oprimir mulheres.

Apesar do risco, as mulheres integrantes da Rede de Participação Política das Mulheres protestaram em frente ao Ministério das Finanças do Afeganistão, com cartazes exigindo direitos de participação feminina no governo do país e leis constitucionais. 

LEIA MAIS: Atleta afegã participa dos Jogos Paralímpicos após saída secreta do Afeganistão

Mesmo que o protesto tenha sido relativamente pequeno, vídeos divulgados na internet mostram um confronto entre um guarda e algumas das mulheres presentes. Nos registros, também é possível ouvir um homem gritando para que as manifestantes fossem embora do local.

A manifestação em Cabul aconteceu um dia depois que mulheres fizeram um outro protesto em Herat, no oeste do Afeganistão. No ato de ontem (2), as manifestantes seguraram cartazes com reivindicações.

 “Nenhum governo pode durar muito tempo sem o apoio das mulheres”. Nossas reivindicações: o direito à educação e o direito ao trabalho em todas as áreas”, dizia um dos cartazes do protesto.

Após a retomada de poder, o Talibã alegou que não iria fomentar medidas de opressão contra as mulheres, mas dias após o grupo se firmar no controle do país foram tomadas decisões que sinalizavam para que mulheres que trabalhassem fora, permanecessem dentro de casa de agora em diante. 

Com medo, famílias começaram a comprar burcas que cobrissem todo o corpo das mulheres da casa. O Talibã tem sua história marcada por perseguições e represálias contra toda e qualquer categoria de liberdade feminina no país.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×