Ibovespa ensaia recuperação enquanto aguarda ata do Fed

Fatores domésticos pesam negativamente, como ruídos políticos e a falta de consenso sobre a segunda fase da reforma tributária
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O Ibovespa avançava hoje (7), buscando uma reação após duas quedas seguidas, enquanto investidores aguardam a ata do Federal Reserve, de olho em sinais sobre o momento em que a autoridade monetária dos Estados Unidos começará a reduzir os estímulos à economia norte-americana.

Às 11H13, o Ibovespa subia 0,48%, a 125.701,35 pontos. A alta vem após acumular queda de quase 2% nos dois primeiros pregões da semana. O volume financeiro somava R$ 5,9 bilhões .

OLHA SÓ: Dólar ronda estabilidade contra real após disparada da véspera

O Fed divulga às 15h a ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) no mês passado, quando antecipou para 2023 projeções para aumento nas taxas de juros e abriu a discussão sobre quando e como pode ser apropriado começar a reduzir suas compras mensais de ativos.

No Brasil, as vendas no comércio subiram em maio pelo segundo mês seguido em meio ao afrouxamento de medidas de restrição contra a Covid-19 e, embora o resultado tenha ficado abaixo do esperado, o setor permanece acima do patamar pré-pandemia, o que beneficiava ações de varejistas.

Agentes financeiros, contudo, ainda veem fatores domésticos pesando negativamente, como ruídos políticos e a falta de consenso sobre as propostas apresentadas pelo governo federal na segunda fase da reforma tributária.

Segundo a análise gráfica da equipe da Ágora Investimentos, para reverter novamente para alta no curtíssimo prazo, o Ibovespa precisaria vencer a reta de resistência na linha dos 128.500 e neste caso, voltaria a olhar para os 135.000 pontos”, afirmou em comentário a clientes.

Destaques

MAGAZINE LUIZA ON valorizava-se 2,9%, tendo como apoio dados do IBGE que mostraram que maio registrou avanço de 1,4% nas vendas no varejo ante abril, que teve o desempenho revisado para cima.

LOCAWEB ON mostrava elevação de 4%, em sessão de recuperação, após acumular declínio de mais de 6% nos primeiros pregões de julho. Além disso, o Bradesco BBI iniciou a cobertura da empresa com recomendação “outperform”.

E AINDA: Principais notícias do mercado para quarta-feira

ITAÚ UNIBANCO PN oscila ao redor da estabilidade e BRADESCO PN cedia 0,3%, afastando o Ibovespa das máximas registradas mais cedo, quando chegou a superar os 126 mil pontos.

CSN ON subia 2,6%, e liderava os ganhos no setor de mineração e siderurgia, que mostrava VALE ON em alta de 1%. Tanto os preços futuros do aço como do minério de ferro na China avançaram nesta sessão.

PETROBRAS PN avançava 0,5%, ensaiando recuperação após tombo na véspera, mesmo em sessão de fraqueza dos preços do petróleo no exterior.

PETRORIO ON caía 1,7%, ampliando as perdas da véspera, quando fechou em baixa de 5,82%, encerrando uma série de cinco altas, em que acumulou ganho de 14,5%.

(com Reuters)

Compartilhar a matéria:

×