Principais notícias do mercado para quinta-feira

Alta da taxa Selic, alívio nas bolsas internacionais e tudo que vai mexer com o mercado hoje (23)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam em alta nesta quarta (22) após a reação do mercado com a reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos. Como resultado, o S&P500 fechou aos 4.395 pontos, representando uma alta de 0,95%.

Ontem (23) foi o último dia de reunião do Federal Reserve e o mercado estava preocupado com a redução de estímulos que o governo queria fazer na economia dos Estados Unidos. No entanto, o comitê decidiu que ainda não seria o momento para começar essa redução e aumentar a taxa de juros.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para quarta-feira

Por outro lado, o banco central anunciou que “Se o progresso continuar conforme o esperado, o Comitê julga que uma moderação no ritmo de compras de ativos pode ser garantida”, ou seja, o governo vai diminuir o dinheiro em circulação.

No Brasil, o mercado também fechou em alta com o alívio do cenário internacional. Como resultado, o Ibovespa fechou aos 112.282 pontos, uma alta de 1,84%.

O governo da China, para evitar uma crise no mercado de imóveis, decidiu agir para controlar a crise. Essa decisão pode favorecer as empresas siderúrgicas e mineradoras brasileiras que comercializam com o país. Dessa forma, a Usiminas e a Gerdau subiram 8,70% e 5,90%, respectivamente.

No final do dia, houve o fim do último dia de reuniões do COPOM. Eles decidiram aumentar a taxa Selic em 1 ponto percentual e a nova taxa passa a ser 6,25%, como o mercado esperava. No entanto, como no momento da divulgação o mercado já havia fechado, apenas hoje iremos ver a reação dos investidores com a notícia. Como o resultado já era esperado, a notícia pode não impactar no desempenho das ações.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×