A Porto Seguro é uma das principais empresas latino-americanas no setor de seguros. A companhia é uma das mais relevantes na bolsa brasileira devido à sua valorização, tornando-se uma das queridinhas entre os investidores.
Fundada em 1945, a companhia começou pequena, com apenas 25 funcionários. Atualmente, a Porto Seguro é a terceira maior companhia do Brasil na área de seguros e ocupa a liderança do segmento de automóvel, residência e empresarial. Possui, atualmente, cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,3 mil agências bancárias do Itaú, parceira e sócia do Itaú, espalhadas por todo o país.
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Em novembro de 2004, a Porto Seguro realizou realizou o processo de IPO e estreou na bolsa brasileira, tornando-se a primeira empresa do setor a comercializar suas ações.
Recentemente, a companhia lançou produtos mais acessíveis no segmento de automóveis, como o Azul Leve e o Azul Popular. O objetivo é expandir para novos mercados e nichos. Além disso, este ano a empresa expandiu seus serviços para seguros de smartphones e integrou o Índice de Carbono Eficiente (ICO2).
Porto Seguro para as investidoras
Ao longo de sua trajetória na bolsa, a empresa acumulou valorização de 10.518% – valorização considerada expressiva. Assim, chamou a atenção dos investidores, que passaram a prestar atenção cada vez maior na companhia.
“Reconhecermos as qualidades da empresa, a alavancagem na recuperação econômica e o trabalho feito em tecnologia/despesas”, dizem os analistas da XP Investimentos. No entanto, eles não acreditam que possam haver “gatilhos” que impulsionem os lucros ou a valorização das ações.
Segundos os analistas da Suno Research, o ROE (indicador que mostra o retorno de uma empresa sobre o próprio patrimônio) é bom, mas o destaque é o endividamento líquido, que é negativo. No entanto, o seu P/L (preço por lucro) é considerado médio.
*este artigo não é uma recomendação
Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada