Fundada na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, em 1971, pelos irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartelle, a Plásticos Grendene Ltda não tinha o objetivo de comercializar calçados. No início, o negócio tinha foco no mercado de fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho, até então feitos em vime.
De olho no mercado de plástico no setor industrial, na época, a empresa também passou também a produzir peças em para máquinas e implementos agrícolas.
Mas o grande sucesso veio alguns anos depois, quando a marca entrou no mercado de componentes para sapatos, sendo pioneira no uso de nylon como matéria-prima.
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Em 1978, a empresa lançou sua primeira sandália, a Nuar. Em 1979, a companhia divulgou a sua primeira coleção de sandálias que seria conhecida no Brasil inteiro, a Melissa.
Em 1983, a Grendene passou a investir em parcerias com designers internacionais para modernizar a sandália. A Grendene ganhou os pés das meninas quando foi lançada a Melissinha. Desde então, a linha Kids da empresa não parou mais de crescer e inovar.
A marca não focou só em mulheres e o público masculino também foi conquistado com o lançamento da linha Rider, em 1986.
Em 2003, a Grendene Calçados S.A foi incorporada à Grendene S.A, como parte da preparação da abertura de capital da empresa, que acontece um ano depois.
Atualmente, a marca conta com 11 fábricas, mais de 50 marcas e 20 mil funcionários. A Grendene comercializa os seus produtos para o mercado nacional e internacional em seis unidades: Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Fortaleza, Sobral e Crato, no Ceará e Teixeira de Freitas, na Bahia. Além de três lojas da Melissa, em São Paulo, em Nova Iorque e Londres.
As principais marcas são: Melissa, Ipanema, Rider, Cartago, Mormaii, Zaxy, Grendha, Pega forte e Grendene Kids.
Em julho, a empresa divulgou seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2021. A receita líquida do primeiro semestre cresceu 7,1% em comparação com o primeiro semestre de 2019, em níveis pré-pandemia. Já o lucro líquido aumentou 22,7% em comparação com o mesmo período.
Para as investidoras
A Grendene é a segunda maior produtora de calçados do Brasil. Em 2020, a companhia vendeu 145 milhões de pares de calçados, o equivalente a 15,5% da produção brasileira naquele ano. Entre 2017 a 2019 foi a responsável por 32% do total de calçados exportados para o mercado internacional.
Segundo os analistas da corretora XP Investimentos, a Grendene tem uma expectativa de baixo crescimento, devido aos desafios no ambiente doméstico e a baixa visibilidade em sua expansão internacional. Ou seja, a empresa não está sendo relevante no mercado internacional. Portanto, a recomendação da corretora é neutra.
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Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada
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