Nubank dá um peixe pequenininho para ensinar a pescar

Programa de partilha de recibos de ações entre correntistas durante o IPO nos EUA pretende “fisgar” novos investidores para operar renda variável pelo aplicativo da fintech
Foto Luciene avatar v1

Sabe aquela ideia boa que já ventilaram, mas ninguém havia tido coragem de colocar em prática?

Isso aconteceu com o Nubank e a iniciativa de dar um recibo de ação (BDR) negociado na bolsa brasileira correspondente a uma fração de 1/6 de ADR negociada nos Estados Unidos para clientes que aderirem ao programa a partir de 9 de novembro. Este único título a que o correntista terá direito tem valor estimado entre R$ 9,35 e R$ 10,29.

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Segundo o banco digital, este “presente” poderá variar de acordo com a autorização da operação por parte dos órgãos reguladores no Brasil e nos EUA, no caso a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), respectivamente.

A estratégia foi anunciada no início desta semana junto com os detalhes da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) do Nubank na bolsa de valores de Nova York, a NYSE. A operação ainda não tem data prevista e espera pelas autorizações oficiais. Estima-se que o Nubank estreie na bolsa norte-americana avaliado entre R$ 258 bilhões e R$ 274 bilhões.

Além de condições aos clientes para a adesão ao programa – como estar ativo e não ter contas atrasadas no cartão de crédito do banco -, o Nubank estabeleceu um limite de R$ 180 milhões para esta partilha que poderá ser ampliado em 25%. Se o valor chegar a R$ 225 milhões, representará 0,08% do capital da empresa. Caso a adesão ultrapasse o montante, o banco terá “fila de espera” de clientes interessados em receber a fração de BDR.

Depois que o cliente ganhar a fração de seu BDR, só poderá operar após 12 meses. Antes, o Nubank tem planos de realizar um trabalho de educação dos novos investidores. O cliente não será obrigado a ter conta de investimento e o banco poderá ser seu comissário mercantil, depositando o valor equivalente na conta de pagamentos.

Antes, empresas como a GoPro já haviam sinalizado incluir clientes e fãs em programa semelhante durante processos de IPO, mas não chegaram a concretizar a ideia. Corretoras digitais norte-americanas de ações também têm iniciativas de oferecer algumas poucas ações para novos clientes. No entanto, entre companhias do porte do Nubank, a partilha de ações é uma prática desconhecida até momento no mercado.

Base de clientes como investidores em potencial

Desde a compra da plataforma de investimentos Easyinvest, em setembro de 2020 por US$ 451,50 milhões (equivalente a R$ 2,57 bilhões), o Nubank vem estudando internamente estratégias para oferecer o serviço. O anúncio da possibilidade de operar pelo aplicativo do banco só aconteceu quase um ano após a aquisição, quando a Easyinvest foi rebatizada de Nu Invest.

De acordo com participantes do mercado, a oferta de BDRs em uma base de clientes composta por 48 milhões de pessoas (até o final de setembro) é uma estratégia para doutrinar correntistas a uma iniciação no mercado de renda variável. Em uma adaptação do ditado popular “melhor não dar o peixe, mas ensinar a pescar”, o Nubank oferece ao correntista um peixe bem pequenino para que ele pegue o gosto pela atividade e siga em frente pescando, ou melhor, operando via plataforma.

Além de fisgar novos investidores, a iniciativa do Nubank tem o objetivo de chamar a atenção dentro e fora da companhia aqui no Brasil e no exterior para seu IPO. Segundo fontes no mercado, o custo da partilha de BDRs até o limite de R$ 180 milhões fica muito mais barato do que o investimento em estratégias de marketing em escala global. Só para a garota-propaganda do banco, a cantora Anitta, o Nubank teve que desembolsar R$ 36 milhões.

Luciene Miranda é repórter especial na Elas Que Lucrem.

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