Alívio com discurso de Powell continua nos mercados

Fala do presidente do Federal Reserve sobre adiamento do fim do programa de estímulos à economia em função do PIB norte-americano segue animando investidores
avatar Luciene1

Embora a variante ômicron ainda siga no radar dos investidores em todo o mundo nesta quinta-feira (16), os mercados dão sequência aos ganhos de ontem (15) com a fala moderada do presidente do Federal Reserve – o banco central norte-americano – Gerome Powell.

Ele confirmou ao final da tarde de ontem que o programa de estímulos à economia será reduzido um pouco mais e atingirá a metade do volume inicial, ou seja, US$ 60 bilhões. No entanto, afirmou que poderá atrasar o fim do programa dependendo da situação do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Powell também anunciou que 2022 terá três aumentos da taxa básica de juros – os Fed Funds.

A previsibilidade do presidente do Fed que anuncia as medidas da autoridade monetária com grande antecedência tranquilizou os investidores e deu margem a ganhos nas bolsas norte americanas e brasileira.

Por aqui, a aprovação de PEC dos Precatórios, o fim do embargo chinês à carne brasileira depois de quatro meses e o avanço na análise da privatização da Eletrobras com uma concessão feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao governo continuar os estudos técnicos e etapas necessárias ao processo mesmo antes da aprovação do órgão: tudo isso serviu como combustível para o ânimo dos investidores de renda variável no Brasil.

Hoje, dia de agenda econômica carregada, os investidores vão monitorar a divulgação de decisões de política monetária na Inglaterra e na Zona do Euro, além de dados sobre a atividade e mercado de trabalho nos Estados Unidos.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×