Ibovespa sobe na última sessão de 2021, mas fecha ano em queda de quase 12%

O principal índice da bolsa brasileira subiu 0,69%, a 104.822,44 pontos
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta hoje (30) na última sessão de 2021, apesar do recuo dos principais índices dos Estados Unidos.

O Ibovespa fechou 2021 em queda de 11,9%, após cinco anos de alta. Em dezembro, o índice teve alta de 2,9%, interrompendo cinco meses no vermelho.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Na sessão, o índice subiu 0,69%, a 104.822,44 pontos. O giro financeiro foi de R$ 25,6 bilhões, um avanço em relação às últimas sessões, por conta do rebalanceamento de carteiras.

Segundo Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, não houve nenhum catalisador específico para o avanço do índice nesta quinta-feira. “Hoje foi mais para cumprir tabela”, disse ele.

Galdi classificou o desempenho da bolsa brasileira no ano como “pífio” e disse que há receio de que 2022 possa ser parecido, diante das incertezas como eleição presidencial.

Entre as ações, Vale foi um destaque positivo na sessão, na esteira do desempenho do minério de ferro. Itaú Unibanco ficou na ponta oposta, puxando queda do setor após notícia de que o governo estuda manter sobretaxa sobre instituições financeiras.

Nos EUA, os índices fecharam em leve queda em dia de volume estreito de negociações, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,15%. Os mercados internacionais seguem atentos a notícias sobre a variante Ômicron, em meio ao aumento de casos de Covid-19 em várias partes do mundo.

DESTAQUES

– ITAÚ UNIBANCO PN caiu 1,64%, SANTANDER BRASIL UNIT recuou 1,35%, BRADESCO PN cedeu 0,5% e BANCO DO BRASIL ON teve queda de 0,4%. Os papéis reagiram à notícia de que o governo avalia manter em patamar elevado a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) cobrada de instituições financeiras. A medida seria uma forma de compensar a desoneração de folha salarial.

– MÉLIUZ ON subiu 7,64% e LOCAWEB ON teve alta de 5,2%, enquanto as varejistas MAGAZINE LUIZA e VIA avançaram 6,8% e 4,6%, nesta ordem.

– SULAMÉRICA UNIT subiu 6,84%, após companhia fechar acordo para aquisição de 100% do capital social da Sompo Saúde por 230 milhões de reais.

– VALE ON subiu 0,9%, após futuros do minério de ferro registrarem alta em Cingapura e de Dalian. CSN caiu 0,2%. A empresa aprovou pagar juros sobre o capital próprio de cerca de 257 milhões de reais.

– PETROBRAS PN e ON caíram 0,3% e 0,8%, respectivamente. O petróleo fechou em alta.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×