Investidores no Brasil atentos ao Banco Central

Esta semana será de decisão sobre a taxa básica de juros que deverá manter o ritmo de aumento
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam em direções opostas, com índices de ações em alta e em baixa. Nas bolsas europeias, os índices apresentam valorização nesta segunda-feira (6).

Nos Estados Unidos, o pré-mercado apresenta índices futuros com tendências mistas, indicando uma abertura sob cautela das bolsas em Nova York, daqui a pouco.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Os investidores ainda monitoram com preocupação as informações sobre a variante do coronavírus, ômicron, mas tendo em mente de que a nova cepa poderá ser menos letal.

No Brasil, o pregão de hoje poderá acompanhar os movimentos dos mercados no exterior, mas também as discussões em Brasília em torno da PEC dos Precatórios que, agora, depende de aprovação na Câmara dos Deputados devido às alterações no texto que sofreu no Senado. Das emendas feitas nesta Proposta de Emenda à Constituição (PEC) depende o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400 mensais no ano que vem, ano de eleições.

A proposta prevê o desrespeito ao teto de gastos do governo em R$ 106 bilhões que, segundo especialistas, pode pressionar ainda mais a alta da inflação.

Esta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para decidir a política monetária para o país, ou seja, como ficará a taxa básica de juros, a Taxa Selic. Atualmente, a taxa básica está em 7,75% ao ano. A maioria dos economistas estima que o Copom irá elevar, mais uma vez, a taxa em 1,5 ponto percentual para um total de 9,25% ao ano.

A taxa básica de juros é uma das principais ferramentas do Banco Central na tentativa de controlar a inflação. A Taxa Selic já foi elevada de 2%, no início de 2021, até 7,75% ao ano na última reunião do Copom.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×