Sexta-feira de ressaca nos mercados

Após semana intensa de indicadores e decisões relevantes para a economia global, os investidores demonstram pouco apetite ao risco nas bolsas em todo o mundo
avatar Luciene1

Após uma semana intensa para os mercados globais, os investidores demonstram exaustão e pouco apetite pelo risco nesta sexta-feira (28).

Ontem, o Produto Interno Bruto norte-americano deu ânimo aos mercados, com o avanço de 5,7% em 2021, na maior alta desde 1984. No quarto trimestre do ano passado, o PIB registrou alta de 6,9%, acima do esperado pelos analistas.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Ao longo da semana, os investidores também passaram por pressões como a decisão do Federal Reserve, o banco central norte-americano, tensão político-militar na Ucrânia que pode ser invadida por tropas russas e incomoda os governos dos EUA e de países da União Europeia, além de preocupações com os títulos do Tesouro norte-americano – os Treasuries – que dispararam rendimentos no longo prazo, balanços de companhias dos EUA e, claro, a variante ômicron que ainda preocupa muito em todo o mundo.

A overdose de variáveis promove um desgaste nos negócios. As bolsas asiáticas fecharam em direções opostas. Na Europa, os índices de ações têm queda e, no pré-mercado dos EUA, os índices futuros também apresentam tendências mistas não indicando claramente o que pode acontecer na abertura do mercado à vista das bolsas de valores em Nova York.

Aqui no Brasil, a bolsa de valores pouco se abala com o estresse externo. A forte entrada de investidores estrangeiros deixa o Ibovespa descolado do comportamento internacional.

Ontem, o índice fechou com alta de 1,19% aos 112.612 pontos, e acumula valorização de 7,43% em 2022.

Pela manhã, foi divulgado o IGP-M de janeiro, conhecido como a inflação do aluguel medida pela FGV. O índice teve alta de 1,82% neste mês, após ter registrado 0,87% em dezembro. Embora tenha mostrado forte aceleração, veio abaixo das expectativas do mercado que eram entre 1,86% e 2%.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Compartilhar a matéria:

×