Tensão global com a alta dos títulos dos EUA

Investidores temem que máxima de dois anos dos Tresuries para 10 anos esteja mostrando uma política monetária austera do Federal Reserve para conter a inflação
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (18), com exceção de Shanghai que encerrou positiva. Na Europa, os índices de ações seguem em queda.

Nos Estados Unidos, a volta das bolsas de valores no mercado à vista após o feriado de Martin Luther King deve ser tensa. Os índices futuros têm baixa demonstrando que os investidores estão preocupados com o rendimento (yield) dos títulos do Tesouro – os chamados Treasuries. Os que vencem em 10 anos atingiram a maior alta em dois anos, a 1,83%. Já os títulos para 30 anos subiram 2,15%.  

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Este movimento sinaliza que o mercado espera políticas mais agressivas do Federal Reserve, o banco central norte-americano, por meio do aumento dos juros para combater o avanço da inflação.

Já o mercado de petróleo sente o ataque de ontem a um tanque de armazenagem da commodity em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, assumido pelo grupo rebelde Houthi. A cotação do petróleo atinge máxima de sete anos pelos temores de que a tensão na região se estenda por mais tempo.   

Por aqui, o nervosismo é por conta da ameaça de protestos por parte dos servidores públicos que cobram do governo reajuste de até 28% este ano. O movimento ocorre após o presidente prometer aumentos apenas para algumas categorias, como os policiais.

No geral, as mineradoras – a exemplo da CSN Mineração – anunciam a retomada gradual das atividades após as paralisações de operações na região sudeste por causa das chuvas.

A agenda econômica do dia é curta, mas intensa, com a divulgação de dados de atividade, mercado imobiliário e de fluxo de Treasuries nos Estados Unidos.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×