Agenda econômica começa a pesar

Investidores voltam olhares aos dados econômicos da semana com ata do Copom, além de inflação no Brasil e EUA
avatar Luciene1

Os principais índices das bolsas asiáticas apresentam direções opostas nesta terça-feira (8). Na Europa, as bolsas seguem em alta moderada. No pré-mercado dos Estados Unidos, os índices futuros estão positivos, o que indica uma abertura em alta nas bolsas em Nova York.

Tudo indica que será um dia de trégua para os negócios, mesmo diante do iminente conflito entre Ucrânia e Rússia com o envolvimento dos EUA e os países da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Na quinta-feira (10), haverá a divulgação da inflação oficial nos EUA.

Aqui no Brasil, a inflação oficial medida pelo IPCA será conhecida amanhã (9).

Ontem, novamente, o Ibovespa não conseguiu se manter descolado do exterior e caiu junto com as bolas lá fora. Fechou com recuo de 0,22% aos 111.996 pontos.

Segundo especialistas, o forte fluxo de capital externo não cessou, mas está se redirecionando da bolsa brasileira para a renda fixa. Consequência da alta da taxa básica de juros e dos ruídos fiscais que ecoaram mais fortes de Brasília neste mês de fevereiro em torno de discussões sobre projetos de subsídios para combustíveis e gás de cozinha que podem representar ainda mais gastos fora do orçamento de 2022.

Aqui também os investidores digerem a ata da última reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, quando a taxa básica de juros foi elevada de 9,25% para 10,75% ao ano.

No texto, os analistas vão buscar alguma sinalização que confirme o comunicado do BC da semana passada sobre a redução do ritmo das altas da taxa. Segundo estimativas, os juros básicos encerrariam 2022 a menos de 12%.

Ontem, a Porto Seguro anunciou o balanço do quarto trimestre de 2021 com lucro recorrente de R$ 296,1 milhões, uma queda de 27,2% na comparação com o mesmo período de 2020.

Após o encerramento dos negócios, o mercado vai conhecer os resultados do Bradesco e da XP Investimentos.

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×