Mutirão Nacional oferece chance de renegociação de dívidas

Em iniciativa da Federação Brasileira de Bancos, devedores também terão acesso a conteúdos exclusivos sobre educação financeira
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Mikhail Nilov/Pexels
70,9% das famílias brasileiras estão endividadas (Foto: Pexels/Mikhail Nilov)

Em 2021, o nível de endividamento médio das famílias brasileiras foi o maior em 11 anos, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o levantamento, 70,9% delas estão endividadas. Com base neste cenário, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, criou o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A iniciativa, que será realizada entre os dias 7 e 31 de março, dará ao devedor a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso, além do acesso a conteúdos exclusivos sobre educação financeira. “O mutirão nacional é uma ação conjunta que não apenas contribui para o reequilíbrio orçamentário das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira”, explica Isaac Sidney, presidente da Febraban. 

Uma página específica do mutirão foi desenvolvida para esses objetivos, direcionando o consumidor por caminhos de orientação financeira – e até ajudando no envio de propostas de negociação na plataforma de mediação de conflitos ConsumidorGovBr, um sistema criado pela Senacon que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras.

LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade: as dívidas expiram em cinco anos ou após a morte?

Na página do mutirão, o interessado também encontrará um link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome junto às instituições financeiras. “Nossa expectativa é que o mutirão gere acordos efetivos para o cidadão, reduzindo o risco de reincidência do problema”, conclui Maurício Moura, diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do Banco Central.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×