Fitch e Moody’s rebaixam classificação da Rússia para “junk”

Sanções ocidentais colocam em dúvida a capacidade do país de pagar o serviço da dívida e enfraquecem a economia
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As agências de classificação de risco Fitch e Moody’s rebaixaram a Rússia em seis níveis, para “junk”, afirmando que as sanções ocidentais colocam em dúvida a capacidade do país de pagar o serviço da dívida e enfraquecem a economia.

Assim, a Fitch rebaixou a Rússia a “B” de “BBB” e colocou o rating do país em “observação negativa”. A Moody´s também rebaixou o país em seis níveis, a B3, de Baa3.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A Fitch disse que o único outro precedente de um rebaixamento tão grande de uma única entidade soberana foi a Coreia do Sul, em 1997.

Os mercados financeiros russos passaram a apresentar turbulência depois das sanções adotadas devido à invasão da Ucrânia. Esse é o ataque a um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

A invasão provocou uma série de alertas sobre o impacto na economia russa. A S&P rebaixou a classificação do país para “junk” na semana passada.

Ainda mais, a guerra também levou as fornecedoras de índices FTSE Russell e MSCI a anunciarem na quarta-feira que irão remover as ações russas de todos os seus índices.

A FTSE Russell disse que a decisão entrará em vigor em 7 de março, enquanto a MSCI disse que sua determinação será implementada com um único passo em todos os seus índices a partir do fechamento de 9 de março.

A Rússia tem um peso de 3,24% no índice referencial de mercados emergentes da MSCI. Além disso, um peso de cerca de 30 pontos básicos no seu índice global.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×