Temores com estagflação no mundo abalam mercados

As discussões entre autoridades norte-americanas e europeias sobre banir as importações de petróleo e gás natural russos e as consequências para a economia global geram estresse nos mercados neste início de semana
avatar Luciene1

As bolsas asiáticas fecharam com perdas acentuadas nesta segunda-feira (7). Na Europa, os índices das principais bolsas têm quedas expressivas. Nos Estados Unidos, o pré-mercado com os índices futuros tem baixas acima de 1% antes da abertura das bolsas em Nova York.

Os investidores monitoram preocupados os desdobramentos do conflito na Ucrânia e a possibilidade dos Estados Unidos e países europeus aliados banirem as importações de petróleo e gás natural russos, sanção que ainda não foi imposta contra o país que deu início à guerra.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Segundo analistas, a medida teria consequências não só para a Rússia, mas para o mundo inteiro, gerando estagflação, que é o cenário de estagnação da economia com inflação alta.

A cotação do petróleo dispara no mercado internacional. A commodity do tipo Brent sobe perto de 6% a US$ 125,00 o barril.

Na última sexta-feira (4), o Ibovespa sucumbiu ao mau humor externo e as ações do setor de turismo foram as principais perdas do dia.

A tensão gerada pela guerra causa ruídos no mercado financeiro que têm ofuscado os indicadores da agenda econômica.

No entanto, os investidores vão acompanhar lá fora a divulgação do PIB, o Produto Interno Bruto – soma de todos os bens e serviços produzidos – da Zona do Euro, no quarto trimestre de 2021. O anúncio será amanhã (8).

Por aqui, o mercado vai conhecer a inflação oficial medida pelo IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, de fevereiro. A divulgação será na próxima sexta-feira (11).

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×