Fintech Stark Bank recebe aporte de US$ 45 milhões

Rodada foi liderada pelo fundo de investimento Ribbit Capital, além de Lachy Groom e a Bezos Expeditions, de Jeff Bezos, fundador da Amazon
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A plataforma de soluções financeiras para empresas Stark Bank anunciou hoje (11) que recebeu um aporte de US$ 45 milhões liderada pelo fundo de investimento Ribbit Capital e que incluiu entre outros o fundo Lachy Groom e a Bezos Expeditions, de Jeff Bezos, fundador da Amazon.

O anúncio acontece pouco mais de quatro meses após a fintech criada em 2018 ter feito sua primeira captação de investidores de capital de risco, de US$ 13 milhões, ilustrando como os prazos entre os aportes em startups brasileiras têm diminuído rapidamente, à medida que cresce a disputa com grandes bancos.

Fundadores do Airbnb, da Kavak e executivos da DST, Visa e Coinbase também participaram desta nova rodada. A companhia não revelou em quanto foi avaliada no novo aporte, mas seu fundador, Rafael Stark, disse que a transação a coloca “perto da condição de unicórnio”, numa referência a startups avaliadas em ao menos US$ 1 bilhão.

Além de soluções de gestão de contas a pagar e a receber, a Stark Bank vende produtos de câmbio, cartão corporativo, folha de pagamentos e gestão de cobrança via boleto e Pix. Além das operações transacionais, a companhia vem expandindo serviços como controle de gastos, conciliação e gestão financeira, enquanto busca tomar espaço dos grandes bancos de varejo.

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A empresa afirma ter mais de 300 clientes, entre médios e grandes, a maioria de negócios também baseados em tecnologia, incluindo Quinto Andar, Loft, Buser, Bitso, além da Colgate.

Segundo o executivo, os novos recursos permitirão à fintech adicionar produtos de investimentos, oferta de crédito e recebimento de pagamentos via cartão.

A fintech também passará a alugar sua infraestrutura para atender outras fintechs e instituições financeiras, com APIs (tecnologia para interface entre aplicativos) para participantes diretos e indiretos do PIX, emissão de cartões com a marca dos clientes e emissão de CCBs (Cédula de Crédito Bancário).

“Queremos impulsionar fintechs e permitir que possam emprestar dinheiro usando nossa CCB e que qualquer empresa possa emitir cartão com sua marca em menos de uma semana”, disse Stark à Reuters, revelando que o plano da startup é de crescer seu faturamento em 10 vezes neste ano.

Após uma primeira onda de bancos digitais com foco no varejo, negócios digitais no Brasil estão ganhando popularidade entre empresas de todos os tamanhos, movimento catalisado por inovações regulatórias lideradas pelo Banco Central, como o pagamento instantâneo PIX e o open banking, que ampliou a competição no setor financeiro altamente concentrado.

Em agosto passado, a fintech especializada em pequenas e médias empresas Cora recebeu aporte de US$ 116 milhões. Em novembro, a Omie comprou outra fintech focada em PMEs, a Linker, por R$ 120 milhõess.

Gigantes do comércio eletrônico no país, como Magazine Luiza e Mercado Livre, além dos bancos digitais de foco original no varejo Nubank, C6 e inter, estão aglutinando milhares de pequenos negócios em seus marketplaces, oferecendo-lhes logística e serviços financeiros.

(Com Reuters)

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