O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil registrou leve queda em março e foi ao nível mais baixo em cerca de um ano e meio, com as incertezas econômicas no radar, de acordo com dados divulgados hoje (05) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, recuou 0,1 ponto no mês e foi a 75 pontos, menor nível desde agosto de 2020 (74,8 pontos).
“A recuperação do mercado de trabalho nos próximos meses depende de uma recuperação mais forte da atividade econômica, mas o elevado nível de incerteza continua sendo um fator de risco”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.
Os componentes do IAEmp mostram que os principais destaques negativos foram o indicador de Tendência dos Negócios nos próximos seis meses da indústria e o indicador de Emprego Local Futuro do Consumidor.
LEIA TAMBÉM
- Como abrir, passo a passo, conta em uma corretora de investimentos
- Celular de última geração: veja quanto você pode ganhar com o dinheiro investido se o smartphone for substituído por um mais barato
- Três alternativas de viagem para acompanhar o Rock in Rio: baixo custo, econômica e conforto
No trimestre até fevereiro, o Brasil registrou uma taxa de desemprego de 11,2%, menor nível em seis anos para esse período, mas ainda com 12 milhões de desempregados segundo os dados mais recentes do IBGE.
(Com Reuters)
Fique por dentro de todas as novidades da EQL
Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente
Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes
Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!