Mulheres brasileiras batem recorde de medalhas nas Olimpíadas de 2020

Nunca antes as atletas do Brasil subiram em tantos pódios numa mesma edição dos Jogos Olímpicos
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Ana Marcela Cunha maratona aquática Tóquio 2020. (Foto: Reuters)

Com a vitória de ontem (3) da nadadora Ana Marcela Cunha, as mulheres brasileiras quebraram o recorde de medalhas conquistadas em uma edição dos Jogos Olímpicos. Agora, as atletas somam oito pódios em Tóquio, superando as sete medalhas conquistadas em Pequim 2008.

“Nem nos meus melhores sonhos imaginei que a minha medalha iria ser a do recorde das mulheres”, afirmou Ana Marcela, segundo nota no site do Time Brasil.

OLHA SÓ: Olimpíada no Japão tem quase 49% de participação feminina, mas igualdade ainda é projeto de longo prazo

“Eu sempre acreditei nos meus sonhos, nos da minha família, nos das pessoas que acreditaram em mim. Sou uma pessoa muito realizada principalmente por ter pessoas positivas ao meu lado. Isso me fez sempre continuar. Mesmo não ganhando medalha em 2008, e em 2012, e sendo uma decepção para muitos brasileiros em 2016, acho que sempre acreditei muito naquilo que estava guardado para mim. São 13 anos de espera e essa medalha representa muito”, acrescentou.

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres: além da nadadora Ana Marcela, a ginasta Rebeca Andrade e as bicampeãs olímpicas da vela Martine Grael e Kahena Kunze também subiram ao lugar mais alto do pódio.

As brasileiras também somam duas medalhas de prata, novamente com Rebeca na ginástica artística e com Rayssa Leal, a mais jovem medalhista brasileira da história, com 13 anos, no skate street.

A lista das atletas medalhistas de bronze tem a judoca Mayra Aguiar, da categoria até 78kg, que ficou em terceiro lugar pela terceira edição seguida dos Jogos, e as tenistas Laura Pigossi e Luisa Stefani nas duplas. 

A relação fica completa com a brasileira Beatriz Ferreira, que compete na categoria peso leve (até 60kg) do boxe. Ela ainda não disputou a final, mas já classificou para as semifinais e com isso garantiu o bronze, mas pode levar ouro ou prata.

As oito medalhas conquistadas pelas mulheres representam quase metade do quadro total de pódios da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, que já somaram 18 medalhas. O atual recorde de medalhas é do Rio em 2016, com 19 no total.

Dados do Comité Olímpico Internacional (COI) mostram que na história das Olimpíadas, as atletas brasileiras já conquistaram 36 medalhas: dez de ouro, nove de prata e 16 de bronze.

O país começou a participar das Olimpíadas em Antuérpia 1920, mas só com homens. As primeiras medalhas olímpicas das mulheres só foram conquistadas nos Jogos de Atlanta, em 1996. A final do vôlei de praia feminino foi entre duas duplas brasileiras. Enquanto Jaqueline Silva e Sandra Pires levaram o ouro, Monica Rodrigues e Adriana Samuel ficaram com a prata.

Compartilhar a matéria:

×