Thaty Gidaro: Aprenda um delicioso drink inspirado na gastronomia da Galícia

Região da Espanha de muita fé e espiritualidade também é conhecida pelas festas comunitárias com pratos e bebidas à base de maçã
Avatar_Thaty_Gidaro

Em uma das minhas viagens, segui rumo a um lugar exótico e cheio de tradições, a capital da Galícia, região a noroeste da Espanha. O local é conhecido por abrigar a rota de peregrinação mais famosa do mundo,  Santiago Compostela . As pessoas que se aventuram pelo caminho arrastam seus cajados desde a fronteira com a França, cruzam a Galícia de leste a oeste para chegar à etapa final do Caminho de Santiago. 

Se um dia resolver passear por esses lados, mas com a ideia de se desgarrar do rebanho, uma dica é partir para a região sul da Galícia,  seguindo a rota dos prazeres galegos  e curtindo a santa paz das divinas vilas e praias que existem por lá.

OLHA SÓ: Aprenda um drink inspirado na cultura da Etiópia

Além da famosa gastronomia local, a região concentra tradicionais festas comunitárias fartas de pratos e bebidas à base de maçã..

Por lá, é possível provar um drink chamado Queimada. A bebida é coberta de um misticismo ligado à crença de que ela é capaz de proteger quem a consome dos males da bruxaria e dos espíritos . É uma bebida comunitária, feita para grupos grandes e servida em uma tigela de barro gigante ,acompanhada por copinhos  de barro dispostos à sua volta. Essa bebida não é um simples drink para apreciar, é uma experiência, um ritual. 

Como em todo bom ritual, existem etapas para o consumo da Queimada: após o primeiro gole, é mandatório dizer em alto e bom som “conxuro”. Segundo a população local, somente após esta sequência você estará protegida dos maus espíritos e energias ruins. 

A Queimada é composta por aguardente e açúcar, além de um toque de laranja e limão.

Depois de uma noitada e muitas queimadas, criei um drink, o  Pasión 43, para homenagear esse lugar exótico e seus sabores mágicos!

Pasión 43

Thaty Gidaro: Aprenda um delicioso drink inspirado na gastronomia da Galícia

Receita 

– 50 ml de licor 43

– 25 ml de cachaça

– 25 ml de suco de limão

– 100 ml de suco de maçã verde

– 15 ml de xarope de grenadine

Preparo

Bata todos os ingredientes na coqueteleira com pedras de gelo. Na sequência, despeje a mistura coando em um copo e adicione o xarope de grenadine. Se quiser, decore com fatias de maçã 

Suco natural de maçã verde

Bata uma maçã verde com 150 ml de água mineral no liquidificador. Depois é só coar!

Compartilhar a matéria:

×