Carol Filgueiras: Como está sua conta bancária de bem-estar?

É necessário contabilizar fatores positivos e negativos, já que a conta pode chegar em forma de doença ou de uma situação ruim
Arquivo pessoal
Se não limparmos nossa pele e hidratarmos toda noite, teremos um envelhecimento mais veloz (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

Aqui no ELAS QUE LUCREM temos muitas dicas de planejamento financeiro, de como poupar, ser uma mulher que lucra fazendo investimentos certeiros e, principalmente, adequando a sua renda aos seus gastos e seus sonhos futuros.

Por que seria diferente com a nossa saúde e bem-estar? Se pararmos para pensar nestes mesmos termos, você verá que faz todo sentido para nosso corpo, mente e espírito.

LEIA MAIS: Carol Filgueiras: 9 dicas para se preparar para 2022

Se comemos mais do que gastamos, ganhamos peso. Se comemos menos, perdemos.

Se fizermos mais exercícios, dormimos melhor, temos mais energia, ficamos com o corpo tonificado e mais esbelto. Se não nos exercitarmos, acumulamos gordura localizada, nos sentimos fadigadas, flácidas, mais pessimistas, sendo mais difícil relaxar.

Se trabalhamos sentadas o dia todo, precisamos nos movimentar. Se trabalhamos de pé, ativas fisicamente, precisamos fortalecer nosso corpo para não nos machucarmos, ou procurar balancear o dia sentando, e descansando para evitar dores locais.

Se seguirmos não dormindo bem, não seremos tão produtivas e a fluidez do nosso pensamento será cortada. Dormindo bem ficamos mais ágeis, com disposição para encarar desafios, com maior clareza de pesamento e energia para todos nossos compromissos.

Se não limparmos nossa pele e hidratarmos toda noite, corrigindo condições da epiderme como acne, rosácea, ou manchas de sol, por exemplo, com os produtos adequados, teremos um envelhecimento mais veloz, acúmulo de sebo ou irritação, a pele ficará opaca e flácida. O mesmo acontece com os cabelos: se você só pinta seu cabelo e faz tratamentos de alisamento sem hidratá-los, vai chegar um momento em que eles vão ficar quebradiços, sem vida, sem volume e com muita ponta dupla.

Se estivermos rodeados por situações estressantes, como relacionamentos tóxicos, percurso ao trabalho difícil, mau gerenciamento das tarefas do dia, falta de compromisso, falta de gentileza, postura negativa em relação à vida, atividades que não fazem bem a alma, hábitos que não lhe energizam, mau gerenciamento de suas emoções, e não fizermos nada para relaxar, a conta chega.

Parece óbvio, não é?

Mas, como somos criaturas de hábitos, se não fizermos um esforço para contabilizar o nosso dia e ver quantos fatores nos estressaram, nos negativaram, e quantos foram enriquecedores, nos energizaram ou trouxeram paz, esperança, satisfação, confiança, amor, felicidade, acabamos não nos dando conta e seguimos no piloto automático da vida que, mais cedo ou mais tarde, cobrará esta “dívida” em forma de doença, ou uma situação ruim de relacionamento como uma separação, ou falta de qualidade de pele, cabelo, corpo…

Aliás, sabe quando o Facebook nos mostra aquela “memória” de 5 anos atrás e, às vezes, nos surpreendemos e pensamos – “nossa, olha como eu estava bem, feliz e nem dei conta de como os últimos anos me mudaram?” Pois é, isso facilmente acontece se não levarmos a sério o nosso balanco do dia a dia.

Pensando nisso, no próximo texto vou ensinar vocês a cuidarem desta tabelinha de créditos e débitos, e vamos aprender a contrabalancear todos os pontos do nosso dia a dia a fim de equilibrarmos a nossa conta bancária do bem-estar e cultivar a qualidade de vida que vocês merecem!! Então até lá 😊 !! 

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×