Thaty Gidaro: Aprenda a fazer um drink azul criado para homenagear os gregos

Bebida com Curaçau Blue e Lillet Blanc remete um pouco das maravilhas de Santorini
Avatar_Thaty_Gidaro

Sempre fui apaixonada pela mitologia grega e suas historias de deuses do Olimpo, um dia resolvi conhecer e fui para a belíssima ilha de Santorini, na Grécia.

Santorini é a mais exótica (eu diria até a mais bonita!) das Ilhas Cíclades, um grupo de ilhas gregas ao sul do mar Egeu – são mais de 200 pequenas ilhas, que formam um “círculo” ao redor da ilha sagrada de Delos.

LEIA MAIS: Thaty Gidaro: Aprenda um drink feito em homenagem aos mineiros

A forma atual da ilha (e das pequenas ilhotas que compõem seu arquipélago) é resultado de uma gigantesca erupção vulcânica, que ocorreu há milhares de anos.

Há lendas que contam, inclusive, que foi por conta dessa erupção que a cidade perdida de Atlântida desapareceu no mar. O fato é que Santorini está localizada exatamente no que restou da caldeira desse vulcão.

O centro da caldeira está submerso nas águas de azul intenso do mar Egeu, e os enormes penhascos que circundam a caldeira chegam até a superfície, desenhando as partes visíveis da incrível ilha.

Desde os tempos da Grécia Antiga, reza a lenda que os gregos não bebem muito, mas com qualidade. O vinho, pilar central do berço cultural da história do país, era utilizado já nos simpósios da antiga sociedade grega, diluído em água. Regados a vinho com água, recitavam poesias, discutiam temas políticos, poéticos e filosóficos, preocupando-se em não passar do ponto do relaxamento e criatividade que o álcool pode trazer quando consumido de maneira responsável e equilibrada. Os gregos já sabiam das coisas desde essa época.

Depois de assistir um belíssimo espetáculo do astro rei (o sol) em Óia parei para conhecer um kafenion – estabelecimento grego equivalente ao bar ou café em outros países da Europa. Esses locais servem café com tortinha de mel ou um copo de uma das bebidas preferidas dos gregos, o ouzo, acompanhados de queijos Feta e azeitonas em pequenas porções.

O ouzo é uma bebida alcoólica consumida por pessoas de todas as idades, em um mezepoleio ou um kafenion. Bebê-lo faz parte de um ritual cultural na Grécia. Existem “regras” para apreciá-lo: não coloque na geladeira, sirva com dois cubos de gelo em um copo pequeno, não beba com o estômago vazio… Participe desse aspecto cultural da Grécia, a não ser que você odeie o alcaçuz.

Depois de conhecer essa ilha cheia de misticismo e sabores alquímicos, criei um drink, para remeter um pouco dessa maravilha de lugar. Bora prová-lo?

BLUE ZEUS

Ingredientes

50 ml de Lillet Blanc

25 ml de xarope Curaçau Blue

25 ml de suco de limão siciliano

Manjericão

Água com gás

Modo de preparar

Coloque o Lillet Blanc, o suco de limão siciliano e o manjericão em uma taça de Gin Tônica, complete com água gaseificada e o xarope de Curaçau.

Thaty Gidaro é formada em Gestão de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Federal de Santa Catarina e especialista em mixologia internacional pela European Bartender School

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×