As lições que ficam após a temporada de balanços no Brasil

Notícias quentes sobre o mercado financeiro, por Luciene Miranda
avatar Luciene1

A temporada de balanços do terceiro trimestre chega quase ao fim nesta semana, deixando claro para o mercado quais os segmentos mais impactos pela pandemia e também aqueles que conseguiram maior resiliência e mostram recuperação neste segundo semestre de 2021.

Vimos que o setor de empresas aéreas ainda luta, mas consegue sinalizar melhores resultados e que, entre as companhias produtoras de alimentos, as de melhor desempenho são aquelas com operações em outros países e não apenas no Brasil.

LEIA MAIS: Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Entre as nossas exportadoras de matérias-primas, a Petrobras atingiu bons números, mas a Vale foi impactada pela menor demanda de minério de ferro pela China, além da baixa no preço internacional desta commodity.

O setor de varejo que brilhou durante a pandemia com as vendas aquecidas via e-commerce, sucumbiu em 2021 à redução do poder de compra do brasileiro com inflação acelerada, juros elevados e mais famílias endividadas em meio a uma população empobrecida.

Entre as companhias geradoras de energia elétrica, ganhos excepcionais no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020, o que nos faz pensar sobre a crise hídrica e energética que enfrentamos desde meados deste ano e quem, realmente, está absorvendo o custo da energia elétrica muito mais cara.

E os bancos? Estes nunca perdem, como reza a crença no mercado financeiro. E os resultados das maiores instituições financeiras do Brasil no período entre julho e setembro de 2021 mantiveram esta premissa intacta. O desempenho foi muito bom no setor.

Ainda restam algumas empresas de capital aberto na bolsa que ainda não divulgaram seus números do terceiro trimestre de 2021. Estes anúncios estão previstos para depois do feriadão. Acompanhe:

  • 16/11 – Ânima, BR Partners, Sinqia, Boa Vista, CR2, Cruzeiro do Sul, Dommo Energia, Eletrobras, Espaçolaser, Gafisa, HBR Realty, Hidrovias do Brasil, Iochpe Maxion, Jalles Machado, Méliuz, Mosaico, Oncoclínicas, Viveo entre outras empresas.

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais.

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça  a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×