Quarta-feira tensa para os negócios no Brasil e exterior

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

Ninguém tinha dúvidas de que hoje (24) seria um pregão de fortes emoções e muita oscilação na bolsa, em véspera de feriado nos Estados Unidos e com PEC dos Precatórios sendo analisada no Senado, em Brasília.

Nos EUA, apesar da pausa de amanhã (25) com o dia de Ação de Graças e bolsas fechadas, seguida de mercados em funcionamento parcial na sexta-feira (26) de Black Friday, uma agenda econômica carregadíssima nesta quarta-feira deixa investidores tensos e índices pressionados para tendência de queda.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Entre vários indicadores importantes, houve um dado bastante relevante de inflação: preços de consumo pessoal, divulgado pelo Departamento de Comércio norte-americano, que apontaram alta de 4,1% em outubro na comparação com o mesmo período de 2020. É o maior nível deste indicador desde janeiro de 1991.

Este é considerado o dado de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, para as decisões sobre medidas para a economia porque exclui a volatilidade de duas categorias que não fazem parte da composição do indicador: alimentos e energia.

Por isso, aumentam as apostas de uma alta em breve da taxa básica de juros nos EUA. Assunto que estressa investidores. Os juros estão perto de zero naquele país, situação bem diferente da nossa, com taxa básica em 7,75% ao ano e que deve aumentar mais até o fim de 2021 e ao longo de 2022.

Só para lembrar, a nossa taxa básica de juros estava em 2% em janeiro deste ano, o que mostra uma elevação rápida de contendente na tentativa de frear o avanço da inflação.

Daqui a pouco, às 16h, horário de Brasília, o Fed divulga a ata da última reunião de seu comitê que decide as medidas para a economia. Neste texto, os investidores vão vasculhar algum indício de prazo para o inevitável aumento de juros nos Estados Unidos.

Portanto, o fim dos negócios desta quarta-feira deve receber um nível a mais de tensão após a divulgação desta ata.

Quero saber sua opinião sobre a coluna Ordinárias e Preferenciais

Meu e-mail é [email protected]

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×