Como sobreviver ao final do ano sem se descabelar

O mais importante para encarar os desafios que estão por vir é ter um bom planejamento e estar presente
avatar Carol Filgueiras

Vivemos um 2021 conturbado, cheio de incertezas e de muitos desafios político-econômicos. Agitos sociais começaram a serem liberados agora em novembro e parece que fomos tomadas por uma avalanche de acontecimentos, regada pela fome de viver causada pela abstinência dos últimos dois anos.

Entre programações de férias das crianças, trânsito, fechamento de projetos, confraternizações, gastos a mais, organização de festas e viagens de final de ano, sejam espontâneos ou por obrigação, resta pouquíssimo tempo para priorizar o nosso autocuidado.

Conheça  a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A alimentação começa a desandar, o sono fica mais escasso, exercícios físicos viram projetos para 2022, e o estresse acentua conflitos numa época onde temos tantos motivos para trocar amor e alegria!  Se de um lado passamos o ano todo esperando a hora de voltar à vida “normal”, de outro parece que falta prática ou forma para dar conta de tudo. Você também tem se sentido assim?

Calma, pois você não está sozinha!! 

Pare um segundo e antes de continuar a ler, já dê uma respirada bem profunda e com tranquilidade. 

Respirou? Percebe que não leva tempo para mexer um pouquinho na energia do momento? 

Por mais que não podemos mudar o tempo e evitar a pressão de final de ano, podemos aprender a navegar as ondas e não ir contra a maré! O mais importante fator para encarar os desafios que estão por vir é ter um bom planejamento e estar presente. Sim, pois tendo uma boa autoleitura do que está acontecendo, fica mais fácil remediar. 

O importante é se equilibrar e evitar passar do limite, onde fica mais difícil contornar qualquer situação! Então falamos de estar presentes e a todo tempo remediando o que se apresenta! Seja seletiva com os eventos que escolher e procure estar presente de coração.

LEIA MAIS: Carol Filgueiras: Dicas de como balancear seu bem-estar

Adie os que forem possíveis e note que a outra parte pode adorar a sua ideia de ter mais tempo de qualidade no futuro enquanto se “ganha” um tempinho neste ano. Saia um pouco mais cedo dos eventos para conseguir um mínimo de horas de sono. Assuma para si que as coisas não estarão perfeitas e que está tudo bem! Não perca o foco do que é essencial. Em um encontro em família não precisa ter a comida perfeita, precisa ter troca de carinho e gentileza. 

No próximo texto vou dar dicas práticas para ganharmos tempo onde der, sermos inteligentes com o uso dele e não deixarmos todo cuidado e bem-estar para escanteio! Até lá, lembre-se: quando não estiver dando conta, dê uma paradinha, respire e observe a sua volta. E não perca o foco do principal – que é trocar amor, agradecimentos e dividir conquistas e desabafos deste ano tão difícil que logo mais estará para trás! 

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×