Carol Filgueiras: Dicas de como balancear seu bem-estar

Devemos observar o que estamos colocando e tirando do nosso dia para favorecer ou desfavorecer nosso corpo, mente e espírito
Arquivo pessoal
Alongamento antes de trabalho físico para evitar dores (Foto: Jonathan Borba/Pexels)

Podemos pensar no nosso bem-estar como uma balança entre débitos e créditos – aonde devemos estar sempre de olho no que estamos colocando e tirando do nosso dia para favorecer ou desfavorecer nosso corpo, mente e espírito.

Hoje vamos dar dicas de como compreender este saldo para que fique sempre positivo.

Conheça  a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Corpo

Aqui fica bem fácil determinar como está nosso balanço, pois nosso corpo fisicamente manifesta nossos débitos e créditos por meio de alterações de peso, dores musculares, tensões… então, se não estamos nos alimentando e nos movimentando com qualidade, praticando boa postura, relaxando ao exercitarmos demais, ou não alongando quando fazemos um árduo trabalho físico, vamos sentir dores, ou vamos notar tanto alteração no nosso corpo como na postura.

Portanto, conecte-se e preste atenção na sua rotina, tanto de movimento como alimentar. Cuidado com atos permissíveis que vão somando excessos de maus hábitos que terão um impacto lá na frente.

Você está bebendo demais? Ou sempre comendo mal e sem pensar em nutrição? Aquela velha crença de que “hoje vou comer mais para comemorar”, mas daí… “hoje vou comer mais para me consolar”, ou seja, sempre!

Seu corpo é o seu meio de locomoção, sua casa, e se ele não estiver bem, vai afetar o alcance de todo o resto de sua vida! Pense na sua alimentação como a gasolina de onde você tira sua fonte de energia! Pense nos seus músculos e habilidade de movimento como o meio pelo qual vai poder chegar aonde quiser. E expressar todos seu sonhos.

Descanse seu corpo com sono adequado, com pausas de relaxamento (ex: coloque os pés para cima por 15 minutos no final do dia), massageie e conecte-se com seu corpo, coloque nele apenas o que vai lhe trazer força. 

Carol Filgueiras: Como está sua conta bancária de bem-estar?

Mente

Sua mente está aérea? Sem foco? Está pessimista? Você está estimulando positivamente seus pensamentos com fontes inspiradoras (pode ser por meio de uma boa conversa, lendo um bom livro, assistindo a um filme, fazendo uma atividade que lhe enriqueça, está meditando…)? Qual o desgaste que o excesso de trabalho, ou falta dele, está causando em sua mente? Você está se dando o direito de descansar, seja dormindo para recarregar a energia, seja com atividades onde você não precisa se cobrar nada? Como você se relaciona com você? Isso vai afetar seus pensamentos. Você fala negativamente consigo e julga tudo que faz? Ou você se coloca como sua melhor amiga  e quando erra se conforta e pensa construtivamente?

Já escutei várias vezes as pessoas falarem “nossa, como sou burra, não lembrei de pegar o guarda-chuva antes de sair”! Experimente trocar este diálogo por “nossa, não me dei conta que poderia chover e agora estou aqui sem guarda-chuva. Na próxima vez, vou olhar a previsão antes de sair.”

Entende a diferença? São pequenos gestos que mudam o olhar e transmitem uma energia positiva frente a qualquer desafio. Você está aberta a ideias novas? Está trabalhando seu autoconhecimento para desmistificar algum senso de vitimismo? Está se responsabilizando pelo que faz? Ou culpando a vida por tudo que lhe acontece? 

Carol Filgueiras: 9 dicas para se preparar para 2022

Espírito

Como estão as suas crenças? Está fazendo o que lhe faz realmente feliz? Ou o que os outros acham que deve fazer? Está realizada na sua trajetória de vida? Ou a caminho desta realização? Você é movida pela fé, pela esperança, curiosidade, alegria e amor? Ou está desacreditada, achando que não consegue realizar seus sonhos e que todos vão (um dia lhe trair, lhe desapontar, que os homens são todos iguais, que sua chance já passou, que os empregos são todos assim…)?

A dica importante é se conectar com algo maior, seja um propósito, uma religião que lhe inspire ser uma pessoa melhor, como a força e energia da Natureza, do “algo maior”, seja ele o que fizer sentido para você. Importante cativar isso e, principalmente, não se esquecer de seus valores nos momentos desafiadores! Problemas e imprevistos vão colocar em cheque tudo que aprendemos, e seremos fortes e resilientes se nosso espírito estiver bem ancorado em algo maior, que vai além de nós, para nos dar perspectiva de que tudo é momentâneo em nossas vidas, mas o rumo dela é determinado pelo quanto nos dispomos a fazer o bem, o correto, o saudável e o que traz felicidade de dentro para fora, não algo superficial e momentâneo. Assim, preserve o que for valioso para você e faça sua parte sem esperar nada do próximo. Colocar a cabeça no travesseiro toda noite em paz não tem preço!!

Então aquela famosa frase “a conta chega” pode aqui ser levada ao pé da letra. Pegue um dia e faça uma reflexão de sua semana. Coloque os débitos e créditos de cada dia e de cada área de sua vida, veja se está amortizando e balanceando suas dores e delícias! E perceba em como está no controle de uma existência equilibrada e feliz! 

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×