Crianças também devem ter metas de ano novo?

Promessas e planos podem ser usados para ensinar educação financeira para os pequenos
avatar Ana Pregadier

Ano que vem eu vou fazer…

As promessas de final de ano são reais!

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Bora descobrir como usar essas promessas, planos e metas para ensinar educação financeira para as crianças?

Todos nós temos planos e metas sobre o que pretendemos fazer no novo ano. Então, que tal planejar junto com as crianças tudo que aquilo que elas sonham e imaginam para o ano que vem? 

E, não se preocupe se sua filha ou seu filho desenhar algo irreal e fantasioso! O importante aqui é o processo! É o momento de sentar e pensar. Isto ajudará a formar o hábito de pensar e planejar sobre aquilo que elas estão desejando.

Um ponto super importante sobre as metas para o próximo ano é que vocês coloquem este desenho do planejamento da criança em um lugar que fique visível. Dessa forma ela poderá relembrar quais são seus objetivos, seus desejos e suas metas. Assim, poderá buscar estratégias para realizá-los. 

Essa brincadeira proporcionará para a criança uma experiência de planejamento, acompanhamento, execução e resultado de forma completa.

Isso porque, primeiro ela expressará e materializará em desenho (ou carta) aquilo que deseja para o próximo ano. 

Depois acompanhará este sonho, olhando para o desenho e falando sobre ele ao longo do tempo. Isso a ajudará a buscar formas de realizá-lo. 

LEIA MAIS: Cartinha para o Papai Noel é ferramenta de educação financeira para crianças

E por fim, terá o prazer e a satisfação de realizá-lo.

Um detalhe importante é que:

As crianças, muitas vezes, têm desejos irreais ou fantasiosos, como visitar o mundo das fadas. Nós adultos sabemos que o mundo das fadas não é real. No entanto, podemos brincar dentro de casa criando o mundo das fadas. 

Vamos arrumar um ambiente, decorar e criar o mundo das fadas junto com elas. Isso também serve para realizar este desejo.

Aproveite as oportunidades!

Quem sabe você também possa fazer o seu planejamento desenhando e colocando ao lado do plano da sua filha ou do seu filho?

Imagine que legal você e sua filha ou seu filho acompanhando e realizando os planejamentos, se apoiando e vivendo tudo isso juntos!

Vamos mudar a promessa de final de ano por essa brincadeira?

Ana Pregardier é escritora, educadora financeira e especialista em formação de hábitos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×