Mais do que uma sopa de letrinhas, LCI e a LCA são investimentos seguros, estáveis e isentos de IR

Produtos servem para estimular setores imobiliário e agro, por isso não há pagamento de impostos
avatar Jaqueline Granja
LCI e LCA/ Jaque Granja

Novo ano chegando e você deve estar com a cabeça lotada de planos para sua vida financeira. Aquelas promessas feitas no réveillon de 2020 para 2021 que não foram cumpridas, somadas às novas que surgiram, podem encher a lista de desejos de qualquer uma de nós.

E é muito justo que a cada ano que passe nós tenhamos desejos mais e mais ousados para nossa vida única. Então se você deseja prosperidade, liberdade financeira e abundância em todas as áreas, saiba que já deu o primeiro passo rumo ao sucesso financeiro: agora basta conhecer e entender os investimentos que podem encurtar seu caminho.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

E é aí que eu vou ajudá-la. Anteriormente eu expliquei o que é e como investir em tesouro direto e CDB. Hoje eu quero trazer alguns dos investimentos mais queridinhos da renda fixa: a LCI e a LCA. Você já pode estar achando que vou enchê-la de chatices com todas essas letras, mas fique atenta, porque é mais fácil de entender do que parece.

De uma forma bem simples, ao investir em LCI e LCA você está emprestando seu dinheiro ao banco para que ele aporte especificamente em duas áreas. Então já quero começar explicando o significado das siglas: LCI significa Letra de Crédito Imobiliário, enquanto LCA é Letra de Crédito do Agronegócio. Já sacou, né? O banco precisa do seu dinheiro para “emprestar” a esses dois setores. Em troca, a instituição financeira paga a você uma rentabilidade anual, que são os juros. Estes são definidos no momento da compra do título, por isso ambos são produtos de renda fixa: você já sabe o quanto vai ganhar desde o começo.

Você pode estar se perguntando: “Se eu pago imposto sobre tudo, porque serei isenta neste caso?”. O que acontece é que estes dois setores, tanto o imobiliário quanto o agro, são considerados fundamentais para a nossa economia, e essa isenção funciona como uma espécie de contrapartida pelo fato de você estar fomentando atividades tão importantes para o bom funcionamento do nosso país.

As vantagens vão muito além da isenção de imposto de renda. A diversificação da sua carteira de investimentos, a segurança oferecida e a facilidade de acesso fazem dessa sopa de letrinhas uma forma bem atraente de começar o novo ano com desejos de uma vida rica sem precisar da tão famosa calcinha amarela. Com um pouco de conhecimento e planejamento, 2022 pode sim ser o ano da virada.

Bom, agora que você já é uma investidora com boa base na renda fixa, estou ansiosa por começar a falar de bolsa de valores nas próximas colunas. Desejo a você um ano novo lotado de dinheiro no bolso, paz, saúde e amor!

Jaque Granja

@donadomoney

Jaque Granja é especialista em investimentos, educadora financeira, mentora de investimentos para iniciantes e criadora do canal @donadomoney no Instagram

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×