Volatilidade! Você de volta?

Notícias quentes sobre o mercado financeiro
avatar Luciene1

Já falamos de volatilidade aqui esta semana, mas o assunto está mesmo difícil de ser evitado.

Na manhã desta sexta-feira (7), os investidores em todo o mundo aguardaram a divulgação do Payroll de dezembro com as informações sobre mercado de trabalho nos Estados Unidos. Os dados de criação de empregos e a taxa de desemprego serviriam para embasar ou não o drama do texto da ata divulgada esta semana da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

O Fed derrubou mercados na última quarta-feira (5) demonstrando na ata a sua grande preocupação com a inflação e com a criação de postos de trabalho nos EUA e indicando fortemente a adoção de medidas austeras na política monetária daquele país: antecipação da redução de estímulos à economia (compra mensal de títulos), aumento de juros e, possivelmente, estratégias adicionais que ainda não foram informadas ao mercado.

E hoje, os números de mercado de trabalho deram suporte às preocupações do Fed. Em dezembro, da abertura de postos de trabalho prevista, menos da metade se concretizou: 199 mil empregos.

Por isso, os índices em Nova York têm queda e o Ibovespa tem forte oscilação desde o anúncio dos indicadores.

No início da tarde, o principal índice da bolsa brasileira estava perto da estabilidade com ligeira alta de 0,03% aos 101.590 pontos em uma volatilidade tão grande que já tive que reescrever este último parágrafo do artigo umas três vezes. Vai vendo!

Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×